BPTran participa de reunião para definir as diretrizes finais da campanha “Lei Seca – Vai Pegar” 07/06/2013 - 09:00
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan) participou na terça-feira (04/06) de uma reunião para definir as diretrizes do projeto “Lei Seca – Vai Pegar” em parceria com a prefeitura municipal. O encontro, que também contou com a presença de integrantes da Guarda Municipal, do Setran (Secretaria de Trânsito) e do Instituto Paz no Trânsito, aconteceu na sede do BPTRan na rua Professora Antônia Reginato Viana, no bairro Tarumã, em Curitiba(PR), capital do estado.
“Sentimos o reflexo da nova lei em Curitiba, onde as pessoas já diminuíram o consumo de bebida alcoólica, e com esta campanha queremos fazer um marco histórico em Curitiba, assim como aconteceu com o uso do capacete, do cinto e das cadeirinhas. Nesta reunião definimos a data do lançamento, como serão feitas estas interferências e como será a atribuição de cada órgão participante”, explica o tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, comandante do BPTran.
Para o secretário extraordinário de Relações com a Comunidade da Prefeitura de Curitiba, Caíque Ferrante, o importante é fazer com que as pessoas se conscientizem do perigo de combinar álcool e direção. “Nosso objetivo é muito mais educar e prevenir do que punir, para que tenhamos condições de mudar um pouco a cultura do curitibano. Não estamos contra a aquela pessoa que gosta de beber, mas sim contra a associação da bebida com direção”, ressalta.
O projeto, que será lançado na próxima sexta-feira (14/06), tem o intuito de conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool, além de tornar a fiscalização desse tipo de infração mais rigorosa. Durante as ações serão realizadas blitzes diárias de fiscalização em todas as regiões da capital, bem como blitzes educativas e anúncios em mobiliário urbano, ônibus e internet.
“A nossa função dentro de todas estas ações é a participação da sociedade. Queremos mostrar que estamos atentos a tudo que está ocorrendo e a importância dessa blitzes. Além da educação do trãnsito estar diretamente ligada ao Instituto Paz no Trânsito e nosso objetivo é a mudança de comportamento”, disse Cristiane Yared, presidente do Instituto Paz no Trânsito.
Segundo o comandante do BPTRan, a previsão é que aconteçam, em média, três blitzes diárias da Lei Seca em Curitiba. Essa ação será permanente e realizada em todos os bairros da cidade.
No dia 14/06, a campanha iniciará com blitzes específicas da Lei Seca e ações educativas, com distribuição de folhetos e materiais alertando sobre o rigor da lei. A partir do dia 17/06 serão realizadas simulações de acidentes de trânsito em algumas regiões da capital, seguidas de ações educativas com distribuição de folhetos e orientação de representantes dos órgãos envolvidos na campanha sobre o abuso do álcool no trânsito. No dia 23/06 começam as ações educativas nos parques.
“Além da questão educativa que será feita todos os dias, as operações serão mantidas em diversos pontos da cidade, com o intuito de tirar de circulação motoristas que ingeriram bebida. A campanha será permanente para que mantenhamos as fiscalizações diariamente”, conclui o tenente-coronel Valterlei.
Segundo a prefeitura municipal, na internet a campanha de mídia será focada principalmente no público jovem, com diversas ações nas redes sociais (Facebook, Twiter) e anúncios em sites e blogs. Os anúncios no mobiliário urbano e nos ônibus também trarão mensagens de impacto sobre o assunto.
“Sentimos o reflexo da nova lei em Curitiba, onde as pessoas já diminuíram o consumo de bebida alcoólica, e com esta campanha queremos fazer um marco histórico em Curitiba, assim como aconteceu com o uso do capacete, do cinto e das cadeirinhas. Nesta reunião definimos a data do lançamento, como serão feitas estas interferências e como será a atribuição de cada órgão participante”, explica o tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, comandante do BPTran.
Para o secretário extraordinário de Relações com a Comunidade da Prefeitura de Curitiba, Caíque Ferrante, o importante é fazer com que as pessoas se conscientizem do perigo de combinar álcool e direção. “Nosso objetivo é muito mais educar e prevenir do que punir, para que tenhamos condições de mudar um pouco a cultura do curitibano. Não estamos contra a aquela pessoa que gosta de beber, mas sim contra a associação da bebida com direção”, ressalta.
O projeto, que será lançado na próxima sexta-feira (14/06), tem o intuito de conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool, além de tornar a fiscalização desse tipo de infração mais rigorosa. Durante as ações serão realizadas blitzes diárias de fiscalização em todas as regiões da capital, bem como blitzes educativas e anúncios em mobiliário urbano, ônibus e internet.
“A nossa função dentro de todas estas ações é a participação da sociedade. Queremos mostrar que estamos atentos a tudo que está ocorrendo e a importância dessa blitzes. Além da educação do trãnsito estar diretamente ligada ao Instituto Paz no Trânsito e nosso objetivo é a mudança de comportamento”, disse Cristiane Yared, presidente do Instituto Paz no Trânsito.
Segundo o comandante do BPTRan, a previsão é que aconteçam, em média, três blitzes diárias da Lei Seca em Curitiba. Essa ação será permanente e realizada em todos os bairros da cidade.
No dia 14/06, a campanha iniciará com blitzes específicas da Lei Seca e ações educativas, com distribuição de folhetos e materiais alertando sobre o rigor da lei. A partir do dia 17/06 serão realizadas simulações de acidentes de trânsito em algumas regiões da capital, seguidas de ações educativas com distribuição de folhetos e orientação de representantes dos órgãos envolvidos na campanha sobre o abuso do álcool no trânsito. No dia 23/06 começam as ações educativas nos parques.
“Além da questão educativa que será feita todos os dias, as operações serão mantidas em diversos pontos da cidade, com o intuito de tirar de circulação motoristas que ingeriram bebida. A campanha será permanente para que mantenhamos as fiscalizações diariamente”, conclui o tenente-coronel Valterlei.
Segundo a prefeitura municipal, na internet a campanha de mídia será focada principalmente no público jovem, com diversas ações nas redes sociais (Facebook, Twiter) e anúncios em sites e blogs. Os anúncios no mobiliário urbano e nos ônibus também trarão mensagens de impacto sobre o assunto.