COMO CRIAR OU REATIVAR UM CONSEG

A comunidade que deseja criar ou reativar um Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) ou dar continuidade às gestões de um conselho devidamente reconhecido deverá, juntamente com os membros natos, organizar um processo eleitoral, em conformidade com as regras estabelecidas no  Decreto de n° 8301.2024 , garantindo a lisura na escolha dos seus representantes e a liberdade democrática. Para tanto, segue a síntese de orientações gerais que deve balizar as eleições de um CONSEG no âmbito do Estado do Paraná:

 

PROCESSO ELEITORAL 

PROCESSO ELEITORAL

Documentos necessários para o processo eleitoral:  


1. Edital  
2. Requerimento de inscrição de chapa  
3. Fichas cadastrais e antecedentes criminais (federais e estaduais)  
4. Ata de eleição

 

Sobre o Edital


O primeiro documento a ser enviado para a CECONSEG é o edital. Solicitamos atenção aos prazos obrigatórios:  


- Publicidade do Edital: Deve ser realizada com, no mínimo, 30 dias antes da eleição.  
- Inscrição de Chapas: O prazo mínimo para a inscrição de chapas é de 20 dias antes da eleição.  

O edital deve ser assinado pela Comissão Eleitoral, composta pelos seguintes membros:  


- Membros natos:  


- Comandante da PMPR  
- Delegado da PCPR  
- Representante da Guarda Municipal (se houver)  
- Membros voluntários (2 pessoas):  

- Não podem integrar a Diretoria Executiva nem os Conselhos.  

 Atenção: Conforme o § 3º do ANEXO III do Decreto nº 8301/2024, são inelegíveis para cargos da Diretoria Executiva dos CONSEGs:  


 - Pessoas que ocupem mandatos eletivos nos Poderes Executivo ou Legislativo.  
- Integrantes das forças de segurança pública enquanto estiverem na ativa.  

 

Publicação do Edital  ​​​​​​


O edital deve ser afixado em locais estratégicos para garantir ampla publicidade, tais como:  


- Pelo menos 01 local público de grande movimentação.  
- Nas unidades policiais correspondentes à área do CONSEG.  
- Em meios de comunicação locais (como jornal do bairro, diário oficial, carro de som, rádio comunitária, redes sociais ou outros canais que alcancem o maior número de pessoas).  


Observação: É necessário enviar uma foto como comprovação de sua afixação.  

 

Entrega de Documentos 


1. Antecedentes criminais: devem ser obtidos pelos links abaixo e entregues para análise antes da eleição:  


   - Estaduais: [Solicitar atestado estadual](https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/Solicitar-Atestados).  


   - Federais: [Solicitar atestado federal](https://servicos.pf.gov.br/epol-sinic-publico/).

 

2. Requerimento de chapa: deve ser entregue tanto à CECONSEG quanto à Comissão Eleitoral.  

 

3. Fichas Cadastrais: devem ser enviadas junto com o requerimento de inscrição de chapa.

 

4. Ata de eleição: deve ser enviada após a conclusão do processo eleitoral para análise e emissão da Carta Constitutiva.  

Este são os primeiros documento que precisam ser preenchidos, caso tenham alguma dúvida entre em contato conosco.

É importante que antes de colher as assinaturas encaminhe o edital para o centro dos CONSEGs.