CONSEGs mobilizam-se com ações de Defesa Civil 24/02/2014 - 09:40

Os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs), constituídos em grande parte dos municípios do Paraná, discutem a questão do bem-estar social em diversos âmbitos, entre eles encontra-se a Defesa Civil. Essa temática será explorada a fundo pelos municípios de Apucarana e Primeiro de Maio durante a realização das Conferências Municipais de Proteção e Defesa Civil, nesta e na próxima semana.

Os CONSEGs atuam nas conferencias como membros da comissão organizadora e sob eles recai o papel de auxiliar os municípios a progredir na discussão.

Em Apucarana, a questão adquiriu um significado imprescindível após uma catástrofe natural. “Nosso CONSEG passou a se envolver com Defesa Civil a partir de 2005, depois que uma chuva torrencial provocou um deslizamento de terra e uma situação de caos. Ficamos sem energia elétrica, pessoas perderam suas moradias, um casal faleceu e muitas áreas ficaram alagadas”, relembra a presidente do CONSEG Apucarana, Ana Maria Schmidt.

Dessa forma, os moradores de Apucarana e os membros do CONSEG foram alertados para a carência de recursos e de ações municipais para lidar com acontecimentos similares. Também para a urgência de uma participação civil capaz de tornar cidadãos aptos a atuar na prevenção ou nas medidas necessárias a tais casos. “Percebemos a necessidade de estudar junto ao poder público formas de gerenciar situações de caos no município”, afirma Ana Maria.

A Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Apucarana será realizada na próxima terça-feira (25) e contará com a participação de outros 13 municípios, reunidos em prol de cidades que visam prevenir catástrofes ou, se inevitáveis, que se fortaleçam com as mesmas.

A presidente do Conseg Apucarana explica que o objetivo é preparar a comunidade para lidar com situações caóticas, impedindo que a mesma entre em estado de calamidade pública. “Nosso objetivo é preparar agentes municipais e civis para atuar da melhor forma possível diante de uma crise”, complementa ela.

Durante a conferência serão propostos pelo CONSEG Apucarana a assinatura do Plano de Contingência, que frente à atuação da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros irá elaborar planos de prevenção e aperfeiçoamento de ações contra calamidades. Outra proposição será o desenvolvimento de uma cartilha de precaução contra situações de risco, que objetiva alertar e conscientizar a comunidade. Por fim, o CONSEG de Araucária tenciona encaminhar, para a Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ser realizada nos próximos meses em Brasília, princípios e diretrizes arquitetados pela população do município.
EM ANDAMENTO - Por sua vez, a Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Primeiro de Maio começou nesta sexta-feira (21) e marca o estabelecimento da Política Municipal de Proteção e Defesa, determinada previamente pela população do município como prioridade.

Primeiro de Maio, assim como Apucarana, também experimentou o revés de uma calamidade antes de se interessar e se atentar mais profundamente à importância da discussão acerca da Defesa Civil. “Em 2009 fomos surpreendidos por um vendaval durante uma festa de peão, tradicional na cidade. A ventania causou diversos acidentes e destruições. Foi quando observamos a necessidade de estarmos preparados para eventos como este, com segurança prévia, vistoria, brigadas de socorro.”, explica a presidente do CONSEG de Primeiro de Maio, Aparecida Benito Pereira.

Em 2010, um ano após as adversidades causadas pelo vendaval, o município foi assolado por uma epidemia de dengue, o que reforçou a urgência de se criar e pôr em prática medidas defensivas nas quais a própria comunidade pudesse ser o agente de atuação.

“Nós buscamos a interação social nas questões que são comuns a todos e afetam o bem-estar de toda a população. Esperamos que a Defesa Civil seja uma política de governo”, enfatiza Aparecida.

Ela ainda relata a troca de experiências com Londrina, cidade-polo da Região Metropolitana em que Primeiro de Maio está inserido. “Nós nos integramos a Londrina por suas vastas contribuições em pesquisas e estudos acadêmicos, o que ajuda a nos destacarmos na área de Segurança Pública e Defesa Civil” .

Outro destaque do CONSEG de Primeiro de Maio é o Núcleo Jovem, o único entre os conselhos do Paraná. Criado em 2011, o CONSEG Jovem labora a sensibilização de temas que cerceiam a Segurança Pública, bem como a Defesa Civil, entre pessoas da comunidade e tornar o jovem senhor de uma cidadania consciente, responsável e atuante. O projeto é realizado em parceria com os alunos do Colégio Marechal Castelo Branco e foi premiado, no mesmo ano de sua criação, com o certificado “Nós Podemos Paraná”.

“Cada um de nós é Defesa Civil, todos nós somos segurança”, define a presidente do CONSEG Apucarana.

GALERIA DE IMAGENS