CONSEGs participam da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil 22/04/2014 - 09:30

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou, na semana que passou, a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil sob o tema: “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”. A Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CECONSEG) e alguns CONSEGs, como dos municípios de Primeiro de Maio, Imbituva e Apucarana, marcaram presença no evento.

Esta conferência é uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que ocorrerá no mês de novembro em Brasília. O Estado do Paraná será representado na Conferência Nacional por 80 delegados que serão eleitos na etapa estadual, dentre representantes dos segmentos da sociedade civil, poder público e agentes de Defesa Civil, conselhos e entidades de classe, além da comunidade científica.

Por lá, foram discutidos temas referentes à Gestão Integrada de Riscos e Integração de Políticas Públicas de Proteção e Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e Construção de Cidades Resilientes.

A representante do CONSEG Apucarana, Ana Maria Schmidt, destacou a participação de um grande número de pessoas da cidade no evento. “A própria estrutura do CONSEG visa a proteção de Defesa Civil como modo de prevenção. E, em caso de emergência, estamos preparados para resolver o que for preciso, tendo a estrutura necessária. O evento ajudou a nos informar melhor sobre os desastres ambientais e a como nos comportar para transmitir o conhecimento”.

Com a participação integrada entre diversos setores, tanto do poder público quanto da sociedade civil organizada, a intenção é que haja o fortalecimento da proteção e da Defesa Civil no Brasil, com a adoção de políticas públicas voltadas à prevenção e a consequente redução dos desastres no País.

Para a presidente do CONSEG Primeiro de Maio, Aparecida Benito Pereira, a conferência veio para fortalecer a mobilização. “Nós precisamos fortalecer a discussão sobre Defesa Civil no interior, para evitar só se falar em defesa na hora do desastre. A conscientização de Defesa Civil não é só responsabilidade do Estado, nós temos que agregar conhecimento técnico para passar à população. E o foco tem que ser a antes do desastre, principalmente para preservar vidas”, assinalou ela.

POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS - Os resultados da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil foram convertidos em 10 princípios e 30 diretrizes que serão apresentados à Secretaria Nacional de Defesa Civil para integrarem a etapa nacional.

Participaram da 2ª Conferência Estadual 300 delegados representantes de 249 municípios do Estado do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS