Cartilha de Segurança Rural é lançada pela Polícia Militar em Apucarana 11/11/2013 - 09:00

A Polícia Militar do Paraná, a partir de estudos sobre a criminalidade no ambiente rural, com o apoio do Governo do Estado e por meio do projeto Paraná Seguro, lançou na tarde desta sexta-feira (08) a cartilha “Segurança Rural”, que busca a prevenção de crimes nas regiões do campo. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), em Apucarana, norte do Estado.

“Esta ação de distribuição das cartilhas na região se soma a outras ações do Governo do Estado na área da segurança, como a contratação de novos policiais militares, com a qual Apucarana também será beneficiada a partir do próximo dia 11, recebendo uma turma de 40 alunos para formação”, disse o comandante-geral da PM, coronel César Vinicius Kogut, durante o lançamento.

A partir de pesquisas, a PM detectou os pontos sensíveis e, a partir daí, encontradas orientações e soluções de segurança simples, que compõem a cartilha, explica Kogut. Os exemplares foram entregues a integrantes de sindicatos, de conselhos rurais de seguranças, produtores e agricultores rurais, vereadores, comerciantes e autoridades locais, como o prefeito Carlos Alberto Gebrim Preto.

“Eu acredito muito em mobilização popular. E você mobiliza informando, chamando à responsabilidade os produtores rurais e as pessoas que interagem com eles. Nos últimos anos tivemos a migração de grupos do crime de grandes centros para o interior, e esta migração acaba atingindo muitas vezes a propriedade rural. Por isso a Polícia Militar do Paraná está de parabéns pela iniciativa”, disse o prefeito.

O comandante do 10º Batalhão da PM, major Aimoré Nunes Moreira, conta que o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Apucarana é o primeiro CONSEG rural, por isso a escolha da cidade para lançamento do material informativo. “A cartilha vem orientar sobre aspectos e dispositivos de segurança, sobre a instalação de alarmes, paisagismo, cercas, manter apenas uma entrada na propriedade, além de outras indicações úteis”, informou o major.


Com a nova escola de soldados que começa no dia 11 deste mês, a intenção é colocar mais policiais para atender o homem do campo, conforme adiantou o capitão Alexandre Bruel Stange, da Assessoria Militar da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Durante o evento, o comandante-geral da PM fez a entrega simbólica das cartilhas para o vice-presidente da Faep de Apucarana, João Biscaia; ao presidente do Conseg Rural de Apucarana, Renato Franciscon; ao comandante do 10º BPM, major Aimoré e ao prefeito da cidade. Também participaram do lançamento da cartilha o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, José Aírton de Araújo Deco e o comandante do 4° Subgrupamento de Bombeiros Independente (4°SGBI), major Hemerson Saqueta Barbosa.

MATERIAL - A cartilha “Segurança Rural” foi elaborada após serem ouvidos produtores e moradores rurais, sindicatos rurais do Paraná e a Federação da Agricultura do Paraná (Faep), além de ser feita uma análise de vítimas de furtos e roubos nestes locais. O material traz, de forma explicativa, algumas orientações para que a segurança da população no ambiente rural melhore, dando dicas sobre vigilância natural, reforço territorial e controle de acesso.

O material também ressalta a questão da estrutura de uma propriedade rural segundo a “Arquitetura Contra o Crime”, com orientações de iluminação, vizinhança solidária, paisagismo, perímetros de segurança da propriedade, dispositivos de segurança, além de dicas sobre rebanhos, galpões, maquinários, animais de guarda e comportamento preventivo.

Um item específico na cartilha traz informações sobre a Patrulha Rural Comunitária, com dicas para que a pessoa saiba o que fazer em uma situação de emergência, além de orientar os proprietários quanto à contratação de serviços de vigilância privada.


GALERIA DE IMAGENS