Cartilha de segurança dos CONSEGs é lançada durante encontro estadual em Curitiba 02/10/2013 - 10:50

Durante o encontro estadual promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) na manhã desta sexta-feira (27/09), em Curitiba (PR), o Governo do Estado realizou o lançamento da cartilha do CONSEG. O informativo traz informações sobre como a comunidade pode colaborar e auxiliar o governo em relação à segurança pública.

O evento teve a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Cid Vasques, do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Roberson Luiz Bondaruk, da coordenadora estadual do CONSEG, Michelle Cabral, demais comandantes, oficiais e praças da corporação, além de representantes de órgãos e entidades ligadas à segurança pública.

Na cartilha, o CONSEG é definido como uma forma da população ter contato com o Estado para propor, auxiliar e combater problemas relacionados segurança pública. Seu objetivo é integrar a comunidade com as polícias, para que juntos possam atuar na melhoria da qualidade de segurança de toda a população. Todos os CONSEGs seguem as diretrizes e orientações da Secretaria de Segurança Pública, para que possam atuar de forma integrada e colaborativa. A organização é uma forma voluntária e sem objetivos lucrativos e/ou políticos.

No Paraná são 242 CONSEGs, dos quais 43 estão em Curitiba (PR), o que demonstra a importância que o trabalho comunitário possui juntamente com a Polícia Militar. “Com certeza a ajuda que os CONSEG’s prestam é muito grande, pois é muito mais fácil para a Polícia Militar ter uma comunidade mobilidade. Quando a comunidade se organiza e resolve os problemas que estão no seu alcance e investe também na divulgação de medidas de segurança, e isso faz com que o criminoso naturalmente se afaste”, disse o coronel.

A cartilha possui design moderno, com textos de fácil compreensão e ilustrações interativas. Nela um breve histórico dos conselhos comunitários é abordado, destacando a importância da integração da comunidade com a Polícia Militar. O informativo também explica como o cidadão pode criar um CONSEG em sua comunidade, citando as etapas para formação dos membros de diretoria, como conseguir parceiros, que tipos de atividades podem ser desenvolvidas. A cartilha será entregue para os conselhos de segurança do Estado.

Algumas medidas simples, como evitar o acúmulo de lixo na rua e auxiliar no cuidado dos bens públicos são importantes para colaborar com as ações de combate à violência. O CONSEG é uma forma de contato da população com o Estado para que maneira articulada os problemas relacionados à segurança pública. A organização só pode ser desenvolvida de forma voluntária e sem objetivos lucrativos e/ou políticos.

GALERIA DE IMAGENS