Coordenação dos CONSEGs visita região do Cantuquiriguaçu 10/02/2015 - 10:00
No final de janeiro os representantes da Coordenação Estadual, Rohanito Goes e Omar Piloto, estiveram na região do Cantuquiriguaçu para apresentar a proposta de criação dos conselhos comunitários de segurança nas cidades que compõem a região.
No dia 28 estiveram reunidos com a comunidade de Cantagalo na Câmara Municipal, e explicaram as autoridades e aos moradores do município o que é o CONSEG e como funciona. Participaram do encontro o promotor de justiça, Dr. Diogo, autoridades da Polícia Militar e os vereadores Pedro de Paula Xavier, Isaac Abreu, Maria Lúcia Monssão e Neusa Grein Rigubnski.
Na manhã do dia 29 visitaram o município de Rio Bonito do Iguaçu e foram recebidos pelo prefeito Irio de Rosso, pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson de Oliveira, e pelas autoridades policiais, o delegado titular da 2ª Subdivisão de Polícia, Dr. Pedro Fernandes e Capitão Busnello do 26º Batalhão de Polícia. Em reunião foi debatida a segurança pública da região e diante das demandas de Rio Bonito do Iguaçu decidiram criar o conselho comunitário de segurança.
E para finalizar as visitas da região, no dia 30 estiveram na 2ª CIA de Laranjeiras do Sul com o Capitão Busnello, que garantiu apoio da Polícia Militar local para a criação e reativação dos conselhos nos municípios da região. Já o delegado titular da 2ª SDP, Dr. Pedro Fernandes , se prontificou a acompanhar o processo de formação dos conselhos, na qualidade de membro nato.
A fase de criação e reativação dos conselhos citados já está bem adiantada e em breve poderá ser homologado pelo secretário de segurança pública.
CONSEGS - Os conselhos de segurança são uma importante ferramenta para unir num só órgão as polícias Civil e Militar, a sociedade civil e o poder público para que os problemas de segurança da região sejam debatidos e solucionados de forma integrada. Os Consegs atuam vinculados à Secretaria Estadual de Segurança Pública, a qual reconhece a legitimidade dos conselhos através da Carta Constitutiva.