Cope dá treinamento sobre explosivos para guardas municipais de Curitiba 19/03/2013 - 09:05

No último dia dia 13 de março, o policial Afonso Ninja, chefe do Setor de Operações, Treinamento e Equipamentos Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), ministrou um treinamento para 180 Guardas Municipais de Curitiba, no auditório do Parque Barigui. O assunto tratado foi as ocorrências envolvendo bombas e explosivos.

Segundo Ninja, que é especialista em explosivos e tutor da Senasp no curso de medidas contra explosivos, a palestra Medidas Preventivas em Ocorrências Envolvendo Bombas e Explosivos foi ministrada visando repassar conhecimentos básicos aos guardas municipais para que possam oferecer a primeira resposta a uma ocorrência que envolva bombas e explosivos. “Repassei informações básicas sobre identificação, busca e localização desses artefatos que propiciem sua auto proteção e a proteção de terceiros no cenário da crise. Mesmo que o grupos antibombas do estados possua recursos humanos qualificados, muitas vezes os guardas municipais são os primeiros agentes públicos a chegarem ao local do incidente”, afirmou Ninja.

Segundo o delegado titular do Cope, Hamilton da Paz, um fator a ser considerado diz respeito à inserção do Brasil no cenário político internacional, pois o país será palco de grandes eventos esportivos internacionais como Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, sendo muito importante o treinamento e aperfeiçoamento dos agentes envolvidos na Seguranças Pública nesta área tão delicada.


GALERIA DE IMAGENS