Delegacia de Bandeirantes passa por revitalização para melhorar atendimento 25/03/2014 - 09:42

A Delegacia de Bandeirantes, no Norte Pioneiro do Paraná, foi reinaugurada nesta sexta-feira (20), depois de passar por uma reestruturação total ao longo do último ano. O objetivo foi deixar a estrutura com padrão adequado ao conceito de Delegacia Cidadã, melhorando o atendimento total do trabalho da Polícia Civil.

“Queremos que haja um atendimento de excelência e qualidade, que inclui prédio adequado e capacitação do pessoal”, afirma o delegado-titular da Divisão Policial do Interior (DPI), Rogério Lopes.

Com a reforma, a população local poderá perceber diversas mudanças. Móveis planejados, televisores, maior segurança com relação à custódia dos presos e climatização central em todas as salas são apenas algumas delas. As cadeiras, muitas das quais rasgadas, também foram substituídas.

“Quando eu cheguei, as instalações físicas estavam péssimas. Percebemos essa carência e demos início à revitalização, com o auxílio de representantes da sociedade civil organizada”, conta o delegado responsável pela Delegacia de Bandeirantes, Michael Eymard Rocha de França Araújo. A reforma foi feita com recursos do Fundo Rotativo da Polícia Civil.

O delegado de Bandeirantes ressalta a vasta gama de serviços prestados no local, como expedição de alvarás, autorizações e confecção de Boletim de Ocorrência. “Nós temos que garantir qualidade no atendimento em todo o segmento de Polícia Judiciária. Começamos pela estrutura física, para atender a população com dignidade”, aponta ele.

Araújo acrescenta que, junto com uma melhor recepção para a comunidade, a reforma amplia a qualidade total do atendimento. “Temos uma sala apenas para os casos de flagrante, fora do ambiente administrativo da delegacia”, exemplifica ele. A partir de agora, a Polícia Militar vai contar com um espaço específico para poder lavrar os boletins de ocorrência na própria Delegacia de Polícia.

Para a reinauguração desta sexta-feira foram convidados representantes do Poder Judiciário, da administração municipal, do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e empresários. "A delegacia está ótima. Ficou completa, todas as salas foram reformadas, inclusive o local de registro de boletins de ocorrência. Com certeza a população será melhor atendida agora", avalia o presidente do Conseg Bandeirantes, Nelson Santos.

RENOVAÇÃO E QUALIDADE – Assim como Bandeirantes, diversas delegacias do interior do Estado estão passando por revitalização, para ampliar a aplicação do conceito de Delegacia Cidadã, aprimorando a execução do serviço policial e o atendimento ao público. São exemplos as delegacias de Campo Mourão, região central do Estado, e de Morretes, no litoral. Também estão passando por esse processo as unidades de Apucarana, Francisco Beltrão e Ampère. O projeto foi intensificado na atual gestão do delegado Rogério Lopes a frente da DPI.

CAPACITAÇÃO CONTINUADA – Além das mudanças nas estruturas físicas, a DPI tem investido na capacitação continuada dos policiais. Em cinco meses de trabalho, aproximadamente 700 profissionais da Segurança Pública já passaram pelo processo, em todo o Paraná.

GALERIA DE IMAGENS