Em Santo Antônio do Sudoeste, Richa instala nova Companhia do BPFron 19/05/2014 - 08:49

O governador Beto Richa afirmou nesta sexta-feira (16), em Santo Antônio do Sudoeste, na região sudoeste, que de nada adianta trabalhar segurança no Estado de forma isolada, se a fronteira não for blindada com ações concretas e efetivas das forças policiais. Richa inaugurou no município a nova sede da 3ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar de Fronteira.

“A região da fronteira é a principal porta de entrada de armas pesadas, munições e drogas para o resto do Brasil. Esta companhia, e a da cidade de Guaíra, cuidam de 12 municípios da região, trabalhando para tornar o Paraná um lugar mais seguro para se viver”, afirmou Richa. O Batalhão de Fronteira, somadas todas as estruturas, atende a 139 municípios do Oeste e Sudoeste.

A 3ª Companhia do Batalhão de Fronteira opera com 20 soldados, sob o comando do tenente João Pedro Rocha. O efetivo será dobrado assim que a nova turma de policiais militares concluir a formação.

INVESTIMENTOS - As operações policiais que acontecem sistematicamente em todas as regiões do Paraná, a aquisição de 1.400 novas viaturas para as polícias, investimentos em inteligência e em equipamentos e o aumento no efetivo de policiais compõem o programa Paraná Seguro e que já frutificam em queda no número de homicídios, aumento de prisão de traficantes e apreensão de drogas.

Richa destacou que nesta semanaanunciou a contratação de 75 delegados da Polícia Civil. “Pela primeira vez na história teremos delegados em todas as comarcas”, disse ele. Também serão contratados 413 novos investigadores e 48 papiloscopistas. Já estão nas ruas 3.200 novos policiais e outros 2.400 estão em formação e na próxima semana iniciam estágio supervisionado, nas ruas.

NOVA SEDE - O prédio que abriga a nova sede da 3ª Companhia do Batalhão da PM de Fronteira foi reformado pela prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste, que o repassou à Polícia Militar, por meio de convênio. “Hoje a segurança pública do Paraná tem os melhores veículos e o melhor salário do Brasil”, afirmou o prefeito de Santo Antonio do Sudoeste. “A polícia está equipada com veículos, viaturas, estrutura, armamento e policial valorizado”, disse ele.

A professora Silvete Crispão Bernardi relata a mudança que os moradores sentiram depois da criação do BPFron. “Temos muitos problemas com drogas e contrabando por fazer parte da fronteira. Já vemos bastante apreensão de drogas e a população está se sentindo com mais segurança”, disse ela.

ATUAÇÃO - Criado há dois anos pelo Governo do Paraná, o Batalhão de Polícia da Fronteira tem o objetivo de coibir o crime e a entrada de armas e drogas no Estado.

O comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira, major Erich Osternack, afirmou que os resultados do policiamento na região são bastante expressivos. “Não só em termos de apreensão, mas também de operações conjuntas e integradas com a Polícia Civil do Paraná, Polícias Federal, Rodoviária Federal e outros órgãos da União. O resultado é um decréscimo nos índices de criminalidade e violência”, afirmou o major.

Em Foz do Iguaçu houve redução de 29% nos homicídios em 2013, comparado com o mesmo período de 2010. Em Cascavel houve redução de 26% no mesmo comparativo. Em Santo Antônio do Sudoeste a redução foi de 19% nos homicídios, em comparação com o ano de 2012.

Segundo o comandante do 5º Comando Regional em Cascavel, tenente-coronel Elias Chehade, a 3ª Companhia do Batalhão de Fronteira em Santo Antônio do Sudoeste reforça a segurança pública e as atividades de fronteira. “As ações dos policiais de fronteira são combater o contrabando, o descaminho, o porte de armas de fogo, as drogas, e tudo o que gera criminalidade e violência na região”, disse. “As companhias são instaladas de forma estratégica para o reforço policia da fronteira”, completou.

Desde sua criação, há dois anos, já foram apreendidas quase 3 toneladas de maconha, 12 quilos de cocaína, além de crack, haxixe, LSD e outras drogas, 10 mil caixas de cigarro contrabandeados e grande quantidade de armas e munição.


GALERIA DE IMAGENS