Em seis meses de atuação, BPfron apreende mais de R$ 1 milhão em contrabando e prende 87 pessoas 28/01/2013 - 13:02

Em seis meses de atividade, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) – primeiro batalhão militar fronteiriço do Brasil – abordou 31.236 pessoas e apreendeu 20 armas de fogo. Os dados correspondem ao período de 25 de julho de 2012 até esta sexta-feira (25/01).

“Os dados podem ser amplamente comemorados pela Polícia Militar do Paraná, já que os efeitos da criação do BPFron já estão sendo sentidos pela população da região”, garante o comandante da unidade, major Erich Wagner Osternack.

Situado em Marechal Cândido Rondon, o Batalhão de Polícia de Fronteira, desde a sua implantação, já apreendeu mais de R$ 1 milhão em cigarros contrabandeados do Paraguai. Além disso, os policiais detiveram 87 pessoas, sendo 61 prisões em flagrante, além de recuperarem 10 veículos e apreenderem outros 91, que estavam em situação irregular, junto com 20 armas de fogo e aproximadamente 600 quilos de maconha.

Além disso, 20 mandados foram cumpridos e 126 locais vistoriados pelo BPFron. “Mais importante do que os expressivos resultados apresentados é a possibilidade de poder ajudar a devolver aos munícipes da região da fronteira a tranquilidade e a segurança, por meio da presença ostensiva das equipes de serviço do Batalhão”, completa Osternack.

Ao longo dos seis meses de serviço, o BPFron realizou diversas operações, entre elas a Operação Fronteira, que durou 60 dias, em todos os municípios que compõem a faixa de fronteira do Estado do Paraná, realizando abordagens a pessoas e veículos, bloqueios e ações em conjunto com outros órgãos, buscando a prevenção de crimes e a inibição da entrada de produtos contrabandeados no Brasil.

Entre outras operações realizadas ou que tiveram a participação do BPFron houve: Operação Expo Rondon, Operação Ágata, Operação Simultânea, Operação Eleições, Operação Fronteira II, Expo Toledo, Festa das Nações de Cascavel, Operação Divisa, UPS Cascavel, Expopato, Operação Nhapecani.

“A presença maciça da Polícia Militar fez com que diminuísse a quantidade de traficantes e contrabandistas na região. Em efeito cascata, todo o Estado e o País podem comemorar a maior segurança, já que cada droga apreendida é um produto ilícito a menos a ser comercializado. Cada arma resgatada corresponde a diversos crimes, como homicídio e roubo, que estamos evitando”, enalteceu o comandante do BPFron.

GALERIA DE IMAGENS