Encontro Estadual dos CONSEGs 2013 - Construindo uma Segurança Cidadã 02/10/2013 - 16:00

Aconteceu nos últimos dias 27 e 28 de setembro, o Encontro Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado do Paraná, com o tema “Construindo uma Segurança Cidadã”.

O evento que teve a parceria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e o Serviço Social da Indústria (SESI), teve como principal objetivo a troca de ideias e experiências entre os membros dos CONSEGs de todo o estado, visando desenvolver o projeto da metodologia dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Participaram do evento o secretário estadual de Segurança Pública, Cid Vasques, o comandante-geral da Polícia militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk, o diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Douglas Sabatini Dabul, o diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, tenente-coronel Heraldo Régis Bório da Silva, o representante da Divisão Policial do Interior, Getúlio de Morais Vargas, a assessora da superintendência do Sesi, Caroline Arns Arruda, e o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Claudio Frederico de Carvalho.Participaram também além de membros dos CONSEGs, representantes das prefeituras, policiais militares e civis e cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê.

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, explica que o encontro dos Consegs serve para fortalecer os laços entre a polícia e a população. “A polícia do Paraná tem buscado a participação cada vez maior da comunidade, de modo a torná-la parte do processo, construindo pontes de entendimento entre as pessoas e as entidades governamentais”, diz.

O comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, falou sobre a importância da parceria dos conselhos com a polícia. “Os Conselhos de Segurança são fundamentais para a polícia comunitária, que integra as ações da polícia com a comunidade e mobiliza a população na busca da solução de seus próprios problemas. Isso aumenta a qualidade de vida das pessoas na questão da segurança pública”, afirma.

O delegado-chefe da Divisão Policial da Capital, Walter Baruffi Junior - que representou o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, no evento – disse que a polícia só consegue ser efetiva com o apoio da população. “Ressalto a importância dos Consegs, pois não existe hoje uma polícia sozinha. A polícia tem que estar cada vez mais com a sociedade, que é representada muito bem pelos Conselhos. É muito importante esta participação porque auxilia as polícias”, explica.

Segundo a coordenadora estadual dos CONSEGs, Michelle Cabral, nos dois dias do evento o objetivo é reunir os representantes para a troca de experiências e para que haja interação e conhecimento do que cada CONSEG vem fazendo para melhorar a segurança.“Nós estamos focando na importância de elaborar projetos e programações de ações junto à comunidade, além de formas de segurança”, ressalta.

A representante do Conselho de segurança comunitária do bairro Jardim Botânico, Fátima Maia, falou sobre a importância do evento para a troca de experiências. “As minhas expectativas são as melhores. Cada Conseg tem características diferentes e tenho certezas que, em função disso, vou levar daqui um grande aprendizado”.

A representante de Apucarana, Ana Maria Schimidt, veio à Curitiba com outras cinco pessoas que fazem parte do conselho. "Eu espero que este encontro seja tão proveitoso quanto o passado. A expectativa é estipular metas para serem desenvolvidas nos municípios. É extremamente importante trocar experiências e apontar dificuldades", afirma ela.

O representante do Conseg do bairro Juvevê, em Curitiba, César Pereira, explica que os encontros possibilitam encontrar soluções para os problemas de segurança local, juntamente com os órgãos responsáveis. “Existe a expectativa de uma pauta de reivindicações relativas à segurança. Uma das ações dos Consegs é a interação entre a comunidade e os órgãos de segurança e deve colocar os cidadãos em contato com as autoridades”. Explica.

A Coordenadora do programa Sesi Indústria e Sociedade e do movimento Nós podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal, explica que no encontro foi apresentado o projeto da metodologia dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), trabalhando em um plano de ação para por em prática em até dez anos nas comunidades. “As pessoas participaram intensamente, compartilharam, construíram um sonho e construíram os seus projetos para que sejam implementados. A sociedade pode contribuir pra a segurança fazendo ações de melhoria de vida em sua comunidade”, comenta ela.

Germano Borges, tesoureiro do Conseg de Assis Chateaubriand, enfatiza que o resultado dos dois dias do encontro foi positivo. “Participar de um encontro como este é bastante relevante, porque estamos buscando idéias e experiências dos outros Consegs. O trabalho do Conseg é muito amplo, pois nós podemos trabalhar com a comunidade, através da educação e do trabalho social”, explica.
Para o representante do Conseg de Assis Chateoubriand, que tomou posse do cargo este mês, Edvaldo Honório, o encontro também comentou sobre a importância da polícia comunitária. “O apoio da polícia comunitária também é essencial, e se a comunidade não interagir com a polícia não serão solucionados os problemas de segurança” comenta.
 
No evento, o coronel Roberson Bondaruk realizou o lançamento da Cartilha dos CONSEGs:
 
Além do lançamento da cartilha, os CONSEGs contam agora com o vídeo institucional, o qual dará uma visão mais ampla sobre os Conselhos comunitários de segurança.


 

Depoimentos dos participantes do Encontro Estadual dos CONSEGs

 
Quem não veio, perdeu. Foi fantástico, uma aula de cidadania, organização, administração e projeto. Parabéns, muito obrigado.

Delio Canabrava.

Excelente encontro! Parabéns à Coordenação Estadual! Pudemos sentir o envolvimento dos CONSEGs com suas comunidades! Aguardamos o próximo!
Surpreendi-me com a quantidade de pessoas interessadas em buscar uma solução para os problemas de sua comunidade, sem deixar para que o próximo faça. Assim gostaria de elogiar os organizadores do evento de suma importância para a sociedade.
Atitude louvável, troca de experiências ricas e esclarecedoras. Além de capacitar os agentes públicos a elaborar projetos e colocá-los em prática.
O evento foi espetacular, cumpriu os objetivos propostos de forma prazerosa e eficiente. Importante salientar que a estrutura do evento foi de extrema qualidade.
É um fato onde há troca de ideias de objetivos e de pensamentos. Sempre que as pessoas são convidadas a participarem de iniciativas que envolva esses fatos é sempre muito proveitoso e esclarecedor, portanto extremamente proveitoso. Grato Satisfeito.

Ferdinando Ercoli.

O evento foi muito bom, pois serviu para termos mais conhecimento e para interagir com os demais CONSEGs do Paraná.
O evento foi uma excelente oportunidade para estabelecer laços e permitir experiências. Infelizmente a adesão de membros dos CONSEGs foi pequena para um encontro de nível estadual. Esperamos que esta oportunidade fomente maior adesão. Aguardamos o próximo!

Cadete Daniel Siluz .

O evento foi muito bom. 100% de aproveitamento. Mais tempo seria interessante para melhor desenvolver os trabalhos. Cursos mais frequentes, pois as gestões dos conselhos mudam de 2 em 2 anos, e nem sempre são as mesmas pessoas já capacitadas.
Achei o evento muito rico, foi muito proveitoso, ver pessoas que de alguma forma pensam e tem vontade de trabalhar junto em busca de um mundo melhor para se viver e principalmente sendo voluntários.

Sergio H. Groes.

O Encontro Estadual foi muito importante para a troca de experiências e novos aprendizados por meio da convivência. Os palestrantes com bons argumentos. Foi muito importante a participação da FIEP e todos os convidados.

José Aparecido Dudu

O evento foi muito proveitoso em relação ao conhecimento e troca de experiências. Claro que o objetivo foi alcançado, ou seja, todos saíram do evento com o intuito de ajudar a transformar a comunidade onde vivem.

Sgt. Celso Teixeira.

Organização impecável. Ambiente, espaço e localização de excelente qualidade. Pauta de trabalhos bem elaborada.
Sou um iniciante nas reuniões comunitárias de CONSEG. Porém, a união de CONSEGs de várias regiões do Estado pode incentivar a melhoria dos COSNEGs de cada lugar. E a parte interessante dessa reunião de pessoas é o objetivo comum em entender e solucionar os problemas da sociedade numa relação harmônica entre pessoas e a policia. Desta maneira podemos construir uma sociedade mais justa, igualitária e com menos violência.
Foi um evento muito bom cm vários conhecimentos, que vem de encontro com as necessidade dos Consegs. Palestrantes ótimos bem preparados e didáticos passando a nós dados e as informações necessárias. Parabéns.

Edvaldo Honório da Silva

Considerando que essa é a primeira vez que participo dessa modalidade de capacitação, achei de suma importância que esse encontro aconteça no mínimo uma vez no ano, pois é uma oportunidade de troca de experiência e firmação. Parabéns a todos os organizadores.
O evento de modo geral foi elucidativo, educativo, permitindo aplicações dos seus conteúdos, de forma prática e clara. Acredito que poderíamos participar com mais assiduidade desde que os órgãos públicos acreditem e participem a integração entre os CONSEGs.

Pedro Vidal.

Toda a mobilização é valida. Troca de ideias e experiências, ampliar os conhecimentos e conhecer novas pessoas atuantes.

Regina Saracemi.

Parabéns a Coordenação Estadual dos CONSEGs do Paraná e a parceria com o Sesi – PR, pela iniciativa e realização do Encontro Estadual dos CONSEGs. O evento atingiu seus objetivos no sentido de interessar e capacitar os voluntários locais que atuam nos CONSEGs em prol dos objetivos comuns da sociedade que se converge para a melhoria da qualidade dos serviços de segurança comunitária, e das transformações que nossos bairros, nossas cidades e nosso país precisa e espera.

Joel Lobo

O evento foi bem conduzido. Inicialmente enfocou mais a área de segurança e, posteriormente, passou a abordar metodologia para projetos sociais/comunitários, o que foi um conteúdo de grande proveito para os presentes que participaram até o final do evento. Agradecemos a oportunidade.

Edu Olavo Jr.

Gentileza gera Gentileza, parte de um pressuposto que todos somos bem-educados, com certeza não é o que acontece, mas é o que devemos almejar. Pois só assim iniciaremos a construção de um mundo melhor. Onde segurança, educação e saúde são realmente prioridades do Estado. Com a cooperação de todas as policias, comunidade e Estado, é possível diminuir a criminalidade e estabelecer um sentimento de segurança na sociedade. Então o que devemos fazer é pensar uns nos outros e nos unirmos para criar uma sociedade melhor.
Achei o evento importante para que experiências possam ser compartilhadas entre diversas regiões do Estado. Esta interação é valida para que todos percebam o que pode dar certo em sua região. O Evento aproximou a PM e a GM da sociedade, para que estas possam verificar as reais necessidades dos CONSEGs.
O evento trouxe maior integração e esclarecimentos valiosos aos integrantes dos CONSEGs. Parabenizo os organizadores e agradeço a oportunidade.
O evento foi ótimo, tirei muito proveito e aprendi muita coisa sobre segurança, como administrar um projeto, como execução, etc.
Pedro de Souza.
Evento importante na interação entre os CONSEGs, na troca de experiências, no compartilhamento de problemas e dificuldades das diferentes regiões do Paraná. Trouxe questões importantes acerca da construção de projetos, incentivando a comunidade a unir-se de forma organizada para desenvolverem soluções para os problemas existentes.
O curso no geral foi bom. Com apresentações a contento. Os atrativos foram agradáveis (exemplo o coral) e as autoridades que compareceram trouxeram grande conhecimento aos telespectadores. Sempre bom é fazer com que a comunidade se interaja de maneira pacifica com os agentes de segurança pública. Muitas propostas apresentadas são promissoras, podendo num futuro próximo, serem aplicadas na prática, melhorando nossas comunidades.
Muito importante o Encontro Estadual dos CONSEGs, como meio de aprimorar a integração da Polícia Militar com a Sociedade, bem como buscar meios de melhorar cada vez mais a referida relação e buscar solucionar os anseios da comunidade. É um modo de reciclagem e reservar as relações e posturas dos policiais militares e dos demais indivíduos que compõe a sociedade.
O evento me proporcionou conhecer um pouco a mais do CONSEG. Percebi que o trabalho voluntário no conselho vai além de falar de segurança e colaborar com a polícia. As palestras foram eficazes e nos deram noção de cidadania. A troca de experiências com os outros CONSEGs, me proporcionou novas ideias. Para quem está iniciando no CONSEG, como é o meu caso, estes diálogos com outros Consegs, me capacitou ou pelo menos me abriu os olhos, ouvidos e mente para desenvolver projetos com a certeza de resultados positivos. Parabéns aos organizadores!

Germano de Oliveira.

GALERIA DE IMAGENS