Governo combate a criminalidade com planejamento e investimentos 30/05/2014 - 10:17

O governador Beto Richa afirmou nesta quinta-feira (29), em Maringá, que o Governo do Paraná combate a criminalidade com planejamento e maciços investimentos. “Assumi a prioridade que me foi colocada pela própria população e estamos respondendo com muitas ações, que já apresentam resultados”, afirmou Richa.

Em Maringá, o governador recepcionou os 362 novos policiais militares o 3o Comando Regional da Polícia Militar (CRPM). Eles integram uma turma de 2.500 novos policiais e bombeiros militares, contratados no ano passado e que concluíram a formação acadêmica e agora já saem às ruas. Durante cerca de três meses eles atuarão acompanhados por policiais já formados.

Na quarta-feira (28) o governador recebeu 917 militares que atuarão em Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral. Os demais foram destacados para o interior. Além de Maringá, também as regiões de Ponta Grossa, Cascavel e Londrina recebem reforços nos efetivos.

OUTRA CARA - Para o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, os 362 novos policiais representam reforço significativo. “A Segurança Pública já tem outra cara, com o governador prestigiando o interior do Estado. Tivemos outros governantes que não deram tanta atenção para a área, mas o atual governo tem essa sensibilidade”, disse ele.

Dos 362 novos profissionais, 192 são para Maringá e os demais irão atuar nas unidades militares de Cianorte, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama e Cruzeiro do Oeste.

Além de 126 viaturas, a região já recebeu outros 356 policiais militares desde 2011. “É um número bom, porque estávamos defasados há muitos anos. Trata-se de uma política correta”, afirmou o prefeito.

O comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Nerino Mariano de Brito, disse que os concursos públicos da PM têm cada vez mais inscritos, interessados em ingressar na corporação. “Os investimentos na Polícia Militar foram maciços e a qualidade das viaturas é incontestável. Isso valoriza a corporação e garante boas condições de trabalho aos nossos policiais”, afirmou.

PARANÁ SEGURO – O aumento do efetivo faz parte das ações do programa Paraná Seguro, que envolve aumento do efetivo, valorização dos profissionais com aumento de salários, aquisição de 1.500 viaturas, investimentos em inteligencia e operações sistemáticas das polícias que resultam em apreensão de grande volume de drogas.

MAIOR CONTRATAÇÃO – De 2011 até o fim de 2014, o governo estadual terá contratado 10 mil novos policiais, a maior contratação da história do Estado. São profissionais para as polícias Militar, Civil e Científica. Cerca de 8.500 são policiais e bombeiros militares. Também estão sendo contratados mais 536 profissionais para a Polícia Civil, entre os quais 75 delegados. Pela primeira vez, todas as comarcas paranaenses contarão com a atuação de um delegado.

O governador ressaltou que as ações do Paraná Seguro já resultam em redução de criminalidade. Em média, o índice de homicídios caiu de 20% no Estado no ano passado.

QUALIDADE - O secretário estadual da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, explicou que os novos policiais e bombeiros militares receberam formação pela Academia da Polícia Militar no Guatupê, que é referência no Brasil. Iniciada em novembro do ano passado, o curso inclui conteúdos de ética, moral, psicologia, treinamentos táticos e de salvamento e preparação física.

Ele disse que os policiais são treinados a trabalhar primeiro com prevenção e diálogo e, caso haja necessidade, com ações efetivas, sempre buscando a melhor forma de agir com a população”, completou o secretário. “Toda essa preparação contribui para o aumento da segurança no Estado, afirmou o secretário.

CURSO COMPLETO - Para a soldado de 2a classe Tidiane Inês Rekziegel, o curso de formação é completo. “São sete meses que exigem capacitação física e psicológica” disse ela. A qualidade do curso de formação dos novos soldados da PM também foi elogiada pela soldado de 2a classe Darine Fernandes Barbi. “O nosso aprendizado não é somente operacional, mas também fortemente voltado ao policiamento comunitário”, contou.

Também participaram do evento o chefe da Casa Militar do Paraná, coronel Adilson Castilho; os deputados estaduais Mauro Morais, Evandro Junior, Dr. Batista e Wilson Quinteiro; além de familiares dos novos soldados e praças da Polícia Militar.

GALERIA DE IMAGENS