Governo do Estado determina a intensificação do número de blitze de trânsito com a campanha “Lei Seca-Vai Pegar” 17/06/2013 - 09:20

O Governo do Estado iniciou a intensificação das blitze de trânsito contra a embriaguez ao volante por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Paraná. As ações, que iniciaram nesta sexta-feira (14/06), tem o intuito de conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool, além de tornar a fiscalização desse tipo de infração mais rigorosa. Durante as ações, serão realizadas blitzes diárias de fiscalização em todas as regiões da capital, bem como blitzes educativas e anúncios em mobiliário urbano, ônibus e internet.

“Desde o início do ano o BPTran já intensificou as operações voltadas para a lei seca, que, por sinal, deram muito resultado. Na semana passada noticiamos uma redução de 23% nos óbitos no estado do Paraná, e o Governo do Estado, atento a esta situação, determinou que estas blitze fossem intensificadas, dentro do que prevê o programa Paraná Seguro”, explica o tenente Ismael Veiga, porta-voz do BPTran.

Neste primeiro dia, um restaurante, localizado na rua Vicente Machado, na região central, foi escolhido para receber a primeira blitz educativa, onde cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), juntamente com integrantes da Setran (Secretaria de Trânsito) e do Instituto Paz no Trânsito, entregaram material educativo e explicaram a intenção da campanha aos presentes.

“Estamos hoje lançando esta campanha “Lei Seca – Vai Pegar”, distribuindo, num primeiro momento, materiais educativos nos bares e para os motoristas que estão curtindo a noite curitibana. Logo após iniciaremos nossas operações, com a ideia de realizarmos pelo menos três blitze em média, por dia, na capital, para garantir que a redução continue.

BLITZ - Logo após a parte preventiva, os policiais do BPTran se deslocaram até a rua Guardamor Lustosa, próximo ao número 740, onde uma blitz de trânsito, com a realização de exames etilométricos, foi realizada. Durante a ação foram 131 pessoas e 73 veículos abordados, sendo dez veículos notificados e dois recolhidos ao pátio do batalhão.

A blitz resultou na emissão de 17 notificações, três CRLV´s recolhidos para posterior regularização do veículo, uma CNH suspensa e dez exames etilométricos realizados, tendo duas recusas. Foram quatro pessoas encaminhadas à delegacia, por embriaguez ao volante e uma por dirigir sem CNH.

A campanha “Lei Seca – Vai Pegar” será realizada por tempo indeterminado, visando conscientizar cada vez mais a comunidade de que álcool e direção não combinam. Nesta segunda-feira (17/06), a partir das 11h, uma simulação de acidente de trânsito será realizada pelo BPTran, na rua Otávio Saldanha Mazza, no bairro Pinheirinho, na altura da Rua Hélio Dirceu Woitikiw, próximo à Rodovia Régis Bittencourt, para mostrar à todos que passarem pelo local o que essa combinação perigosa pode causar. Na terça-feira (18/06), a mesma simulação será realizada na Padre Agostinho, próximo ao terminal do Campina do Siqueira.

GALERIA DE IMAGENS