Integrantes da Segurança Pública se formam em curso de polícia comunitária 27/05/2013 - 09:00

A aplicação do policiamento comunitário pelas ruas do Paraná ganhou mais um reforço. Nesta sexta-feira (24) à noite, formaram-se 43 alunos no Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária. Em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o curso foi realizado na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Foram duas semanas de curso para os alunos, entre policiais militares e civis, delegados e guardas municipais de Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária.

Representando o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, no evento, o chefe de Gabinete da pasta, Walter Gonçalves, comentou sobre a importância da formação para a atuação nas ruas. “É um caminho fundamental que nós temos de aproximar polícia da sociedade, transmitindo confiança ao cidadão”, afirmou.

Entre as aulas que tiveram durante as duas semanas, os alunos tiveram módulos sobre conselhos comunitários, relações interpessoais, direitos humanos, mediação de conflitos e gestão pela qualidade na segurança pública.

O curso formou os instrutores para dar aulas sobre o tema para diversos grupos, não necessariamente pertencentes a sua área. “O profissional da Polícia Civil, por exemplo, poderá dar aula sobre polícia comunitária para profissionais de outras instituições, como Polícia Militar ou Guarda Municipal. Após o curso, os alunos irão atuar como multiplicadores de informação sobre polícia comunitária”, explicou o coordenador do curso e coordenador estadual de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM, tenente-coronel Heraldo Régis da Silva.

A coordenadora estadual dos Conselhos de Segurança do Paraná (Conseg), Michelle Lourenço Cabral, que se formou no curso, reforçou que poderá transmitir o conhecimento sobre o tema para outras instituições. “A Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança trabalha essa filosofia de polícia comunitária, de integrar as forças da segurança pública com a comunidade. Com este curso nós poderemos contribuir com várias pessoas que também estarão promovendo a policia comunitária”, diz.

POLICIA COMUNITÁRIA – O conceito de polícia comunitária é um dos pilares do projeto das Unidades Paraná Seguro (UPS), da Secretaria da Segurança Pública. Os policiais militares que atuam nas UPS são treinados na área, para estreitar o relacionamento com os cidadãos, o que aumenta a confiança dos moradores para fazer denúncias e promover melhoria na qualidade de vida local.

Notícia na página da Polícia Militar do Paraná


GALERIA DE IMAGENS