Livro sobre o uso de drogas e suas consequências é lançado pela PMPR em Ponta Grossa 06/12/2013 - 14:14

Em parceria com o sistema prisional de Ponta Grossa (PR), Campos Gerais, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) lançou o livro “Manuscrito de fé: um outro olhar sobre o universo das drogas”, o qual foi idealizado pelo sargento Henrique José Medeiro, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e conta com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais e da Editora filiada à ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias).

O livro é resultado de um trabalho realizado diretamente com os presos pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) através das atividades desenvolvidas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), as quais iniciaram com uma breve discussão informal e reflexão entre a Polícia Militar, a equipe técnica e os presos sobre o uso das drogas.

Para o coronel Douglas Sabatini Dabul, Diretor de Ensino e Pesquisa da PM e Coordenador Estadual do PROERD, que escreveu o prefácio do livro, o objetivo principal da obra é o de proporcionar a reflexão sobre a problemática do uso indevido de drogas.

“Parabenizo a Polícia Militar do nosso estado pela brilhante iniciativa e enfatizo que o coronel Dabul teve grande importância neste processo. Agradeço aos trabalhos realizados pelo tenente Saulo e pelo sargento Medeiro, além dos demais profissionais que fizeram com que este livro saísse do papel”, ressalta o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Luciano Vargas.

As atividades do PROERD foram adaptadas para que fosse implantada no sistema penal, com o intuito de reinserir socialmente estas pessoas, através do direcionamento da população carcerária sob a orientação do BPEC. O tema foi apresentado para os setenciados de forma agradável, despertando o interesse destas pessoas que perderam a liberdade após o envolvimento com o trafico ou praticando crimes relacionados a ele.

Em seguida foram realizadas palestras abordando questões teóricas sobre o assunto utilizando de exemplos concretos. Ao final do ciclo uma produção escrita foi feita pelos presos relatando suas experiências com as drogas e sobre os conhecimentos repassados e adquiridos através das atividades do PROERD.

Segundo o coronel Dabul, ao final das atividades foi possível observar as várias interferências e motivos que levaram cada um a ter contato com as drogas, que hoje é um dos principais flagelos da sociedade. O projeto atende presos do regime fechado e semiaberto, destinando-se aos presos que têm o direito de usufruir do benefício de saída temporária.

Os organizadores e idealizadores do livro foram o sargento Henrique José Medeiro, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e mentor do PROERD, Saulo Vinicius Hladyszwski, comandante do 5º Pelotão da 1ª Companhia do BPEC e instrutor do PROERD, Regina Aparecida de Lima Frank assistente social e Chefe da Divisão Assistencial (CRAPG/ DEPEN-PR) e Renata da Rocha Frota, psicóloga e Chefe da Divisão Assistencial.

Os colaboradores do livro foram o coronel Marco Aurélio Paredes Czerwonka, comandante do 4º CRPM, o coronel Douglas Sabatini Dabul, Diretor de Ensino e Pesquisa da PM e Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o capitão Dalton Gean Perovano, coordenador pedagógico e master PROERD, Luiz Francisco da Silveira, diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) e diretor do Centro de Regime Semiaberto de Ponta Grossa (CRAPG), Maurício Ferracini dos Santos, vice-diretor da PEPG e da CRAPG, Ana Lúcia dos Santos Kulcheski, pedagoga do Centro de Regime Semiaberto de Ponta Grossa, José Ricardo Tozatto, da seção de transporte da PEPG, Renato Carazzai, psiquiatra colaborador, Maria Esperia Costa Moura, Promotora de Justiça do Conselho Estadual de Política sobre drogas, Elisângela Erlich Cason, enfermeira da PEPG e CRAPG, e Andrey Luiz Marcowicz, estagiário de enfermagem no CRAPG.


GALERIA DE IMAGENS