MEGAOPERAÇÃO “VIDA” COLOCA MAIS DE 600 POLICIAIS MILITARES NAS RUAS DA CAPITAL E GARANTE TRANQUILIDADE AOS CURITIBANOS 19/09/2011 - 13:50

Mais de 600 policiais militares foram colocados nas ruas da Capital a partir das 18h da última sexta-feira (16) em edição especial da megaoperação “Vida”, de combate aos crimes violentos contra a vida, principalmente os homicídios. Durante os trabalhos foram abordadas 4690 pessoas, 2492 veículos, oito coletivos e 44 taxis. Também foram encaminhadas 25 pessoas para as delegacias, além de um menor.

Para oferecer segurança aos curitibanos foram montados 30 pontos de bloqueios (10 na área do 12ºBPM, 10 na área do 13ºBPM e 10 na área do 20º BPM), nos quais várias situações de delitos ou crimes eram verificadas pelos policiais. “A operação foi de muito sucesso. Os objetivos que nós queríamos da mobilização grande, de toda Curitiba ser observada, sabendo que haveria policiais militares nas ruas, é extremamente positivo”, disse o Comandante-Geral da PM, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta.

Ainda de acordo com o Comandante, o maior resultado deste tipo de operação é a prevenção. “O que nós queremos é a prevenção, porque quando a população observa a presença da polícia militar na rua sente-se mais segura e sabe que não haverá delitos nesses dias, nesses horários, nesses lugares”, disse.

Ainda durante a operação foram apreendidas duas armas de fogo, 33 munições e 28 veículos. A PM também lavrou 119 autos de infração, 10 flagrantes, 13 Termos Circunstanciados, dois inquéritos e um ato infracional, além de atender a 13 ocorrências envolvendo tóxico. Parte da operação também se deu na Região Metropolitana, mais especificamente em São José dos Pinhais, na área ambiental.

“Por determinação do governador Beto Richa e do próprio secretário de estado da Segurança estamos reforçando o policiamento na grande Curitiba, para isso estamos unindo esforços de diversas unidades da Polícia Militar, além do apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil”, acrescenta Scheremeta.

Do total de integrantes da operação, 680 são policiais militares e 90 guardas municipais. O efetivo da PM foi composto por integrantes dos batalhões da capital (12º, 13º, 20º BPMs), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Regimento de Polícia Montada (RPMon), Companhia de Eventos, e da Escola de Formação de Oficiais (EsFO).

Durante a parte da operação, iniciada na manhã desta sexta-feira, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. Nos pontos de bloqueio de trânsito e policiamento ostensivo, foram realizadas além de abordagens, fiscalizações, verificação de documentos e buscas de armas, drogas e foragidos da Justiça, para que a população se sentisse mais protegida. “Esta é uma das ações de reforço no policiamento determinadas pelo plano de segurança ‘Paraná Seguro’ do governo do estado”, afirma o Coronel Júlio Ozga Nóbrega, subcomandante-Geral da PM.

GALERIA DE IMAGENS