PM REALIZA “OPERAÇÃO FRONTEIRA SEGURA” SIMULTANEAMENTE EM 94 CIDADES DO PARANÁ 19/09/2011 - 13:50

O 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM) realizou, nesta quinta-feira (15) a “Operação Fronteira Segura”, que objetiva coibir crimes de tráfico de drogas, contrabando e descaminho entre outros. A ação aconteceu em 94 municípios paranaenses de forma simultânea e resultou na apreensão de armas, drogas e diversos materiais, além do cumprimento de mandados de prisão e recuperação de veículos roubados ou furtados.

O 5º CRPM reúne o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) , com sede em Pato Branco, o 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), em Cascavel, o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), de Foz do Iguaçu, 19º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Toledo, o 21º Batalhão de Polícia Militar sediado em Francisco Beltrão.

Cerca de 500 policiais militares participaram dos trabalhos, que por determinação do Comando do 5º CRPM, integraram forças para oferecer mais segurança à população. “O objetivo do nosso Comando é integrar as forças de todos os batalhões para atender a comunidade. Para isso o Serviço de Inteligência atua realizando levantamentos que nos direcionam na maneira correta de realizar as operações”, explica a Porta-Voz do 5º CRPM, tenente Márcia Bobko Bilibio.

RESULTADOS – Foram apreendidos quase 25 quilos de maconha, 592 pedras de crack e 0,047 quilos de cocaína durante os trabalhos. Uma das apreensões de maconha aconteceu em Tupãssi, quando as equipes policiais militares realizaram abordagem e revista em um ônibus com itinerário Guaíra-Cascavel. Além disso, a PM também apreendeu 25 pneus e mais de 2 mil pacotes de cigarro, ambos vindos do Paraguai.

A ação ostensiva e preventiva da Polícia Militar do Paraná visa inibir e neutralizar ações delituosas, e, nesse sentido, os PMs abordaram 7061 pessoas durante a “Operação Fronteira Segura”, dessas 30 foram presas e 13 apreendidas por serem adolescentes. Houve também cumprimento de mandados de prisão nas cidades de Nova Prata do Iguaçu, Flor da Serra do Sul e na região fronteiriça entre Barracão e Dionísio Cerqueira.

Em todos os municípios, a PM realizou arrastões, bloqueios, patrulhamentos e congelamentos de áreas com o intuito de apreender quaisquer objetos que confrontem a Lei. Várias ações de vistoria foram realizadas durante os trabalhos: 564 estabelecimentos foram checados pelos PMs; que lavraram 349 autos de infração e três termos circunstanciados.

Equipes do 5º CRPM também abordaram 3066 veículos que resultaram na recuperação de nove carros. Dois revólveres (calibre 32 e calibre 38) e uma garrucha também foram tiradas de circulação pela Polícia Militar. As atividades começaram às 14h e foram encerradas pelo Comando à meia-noite desta sexta-feira (16).

GALERIA DE IMAGENS