PM lança operação policial para reforçar áreas de UPS; 21 pessoas são detidas e nove armas apreendidas 14/08/2012 - 14:10

A Polícia Militar do Paraná lançou na manhã desta segunda-feira (13) uma operação de reforço policial na Unidade Paraná Seguro (UPS) do Uberaba, a primeira das sete já implantadas na capital. A operação faz parte da intensificação do policiamento iniciada na sexta-feira (13) em toda a capital, com outras operações. Nas últimas 96 horas, somente envolvendo a região do Uberaba, a PM apreendeu nove armas de fogo e encaminhou 21 pessoas envolvidas com a criminalidade, sendo um foragido.

“Nesta manhã, assim que a operação entrou no local, uma das equipes abordou veículos, e já no segundo, um pálio, foi localizado com três jovens um revólver calibre 38 sem registro”, conta o Subcomandante-Geral da PM, coronel César Alberto Souza, Comandante da Operação, que acompanhou os trabalhos in loco. A prisão ocorreu na Rua Atílio Pioto, dentro da área da UPS Uberaba.

O objetivo é reduzir cada vez mais a criminalidade em toda Curitiba, por isso, segundo o Coronel César, “é importante reforçar as regiões onde as UPS estão instaladas”. “Esta apreensão de arma de fogo é muito importante, assim como as demais, pois certamente, evitamos homicídios”, destaca César. “Em breve teremos os módulos móveis, mas até lá precisamos cuidar do entorno das UPS para que funcionem como um círculo, concentrando uma grande segurança a partir do centro da UPS para toda a região”, completou.

Cerca de 100 policiais militares das Rotams (Rondas Ostensivas Tático Móvel) e das Rocams (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), além da cavalaria, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE) seguiram para a região, por volta das 6h30, onde montaram pontos de bloqueios, para realizar abordagens e trazer mais segurança para a região.

A operação abordou, até às 12h, 162 pessoas, das quais duas foram encaminhadas à Delegacia de Trânsito (Dedetran) – por estarem com o direito de dirigir suspenso –, três encaminhadas à delegacia por porte de arma de fogo. Também foram vistoriados 87 veículos, dos quais 28 foram notificados, 19 recolhidos ao pátio (oito carros e 11 motos) e 14 tiveram o Certificado de Registro e Licenciamento de veículo (CRLV) recolhidos até a regularização. 82 notificações de trânsito foram emitidas.

O reforço policial deve seguir pelos próximos 15 dias, reduzindo gradativamente, e se espalhando entre as UPS Uberaba e Osternack garantindo segurança para toda a região. “Notamos que desde a instalação da UPS no Uberaba aumentou em cerca de 300% o número de apreensões de drogas e prisões de traficantes. Isso mostra o empenho dos policiais militares e do Governo do Estado em oferecer mais segurança à comunidade”, garante o Coronel César.

QUADRILHAS - Neste domingo (12/08) à noite, policiais militares patrulhavam pela região da Vila Trindade, no Cajuru, quando verificaram que um veículo, com características de um carro roubado, parou na frente de uma casa. “Abordamos o veículo e os rapazes que nele estavam; na casa tinha mais pessoas e constatamos que o carro realmente era roubado”, conta o tenente Maivitz, que acompanhou a ocorrência.

Sete pessoas foram encaminhadas (seis adultos e um adolescente) nesta ação, e de acordo com o tenente, todas suspeitas de compor uma quadrilha especializada em roubo de carros. “Com eles apreendemos dois revólveres calibres 32”, revela. Todos, e mais o veículo e as armas, foram encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. O Adolescente foi enviado à Delegacia do Adolescente e os adultos ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/SUL).

Ainda no domingo, policiais do 20º Batalhão da PM (região da UPS), apoiaram o Serviço Reservado do 13º Batalhão da PM, na prisão de dois homens na Fazenda Rio Grande (RMC), suspeitos de roubos na região do Uberaba, Hauer e Boqueirão, em Curitiba. “Eles agiam em lojas de óculos, tanto é que recuperamos com eles cerca de 40 óculos de marca; eles foram reconhecidos pelas vítimas”, conta Maivitz.

HOMICÍDIO – Por volta das 15h30 deste domingo (12/08), um homem suspeito, de 23 anos, foi preso portando um revólver calibre 38. De acordo com informações da Comandante da UPS Uberaba, tenente Caroline Costa, um homicídio foi cometido horas antes, cujos suspeitos fugiram. Um homem de 21 anos foi morto com seis tiros.

Mais tarde, um veículo Celta suspeito foi visto nas imediações. Uma equipe policial percebeu e seguiu para abordagem. Ao avistar a polícia, o carro tentou fugir pela Rua Tenório Cavalcanti e bateu contra um poste. O condutor teria, neste momento, saído do carro com uma arma em punho e tentado levar uma moto, mas não conseguiu. Em seguida, tentou fugir em um veículo Logan, mas acabou se entregando.

“Suspeitamos que ele seja o autor do homicídio cometido horas antes já que a vítima levou seis tiros e com o condutor preso localizamos seis cartuchos deflagrados, além da arma”, explica a tenente Costa. Segundo ela, o revólver estava com a numeração suprimida e o homem possuía dois mandados de prisão em aberto por matar o padrasto há algum tempo. A prisão ocorreu por volta das 15h30.

CRACK - Os policiais militares da UPS do Uberaba também encaminharam à delegacia, na noite deste domingo (12/08) duas pessoas, uma delas adolescente. Na mesma ação, foram apreendidas 153 pedras de crack, quatro buchas de cocaína e 65 gramas de maconha. A ação foi na rua 8, na Vila Icaraí esquina com Jubert Wanderlei, por volta das 9h30.

AMEAÇA – Os policiais militares da UPS Uberaba foram chamados no sábado (11/08), por volta das 16h20, para dar atendimento a uma situação de ameaça. “Uma ligação anônima denunciou que um homem estava com uma arma ameaçando a mulher e os filhos em casa. Seguimos até lá e encontramos o presidente da Associação de Moradores da Vila Icaraí, de 40 anos, que não tinha passagem pela polícia; a pistola calibre 380 estava embaixo de um monte de madeiras. 28 munições e dois carregadores também foram apreendidos”, conta Costa. Ele foi encaminhado, juntamente com a arma e munições, para a Delegacia.

Outra situação de ameaça já havia sido atendida na quinta-feira (09). A denúncia dava conta de que um homem estaria ameaçando seus familiares com uma arma de fogo. “Chegamos ao local e constatamos que na verdade se tratava de um adolescente, que não estava mais com a arma. No entanto, na casa estava um amigo dele, com o qual estava o revólver calibre 22 foi encontrado, além de 20 gramas de maconha”, relata Costa. Ambos foram encaminhados para que providências cabíveis fossem tomadas.

No dia seguinte, sexta-feira (10/08), duas armas, sendo um revólver calibre 32, com cinco munições e outro de calibre 38, com três munições e numeração raspada, foram encontradas dentro de um veículo Fiat Palio que havia sido roubado poucos minutos antes. De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, a vítima contou que seu carro tinha sido levado por dois homens armados.

Após ligar para o 190 (emergência da PM), o homem assaltado saiu à procura do seu carro e o encontrou em um posto de combustíveis desativado na Avenida Senador Salgado Filho. Segundo relato da vítima à Polícia Militar, ao verificar se algo tinha sido roubado do veículo, constatou a presença das armas dentro do porta-luvas. O homem deixou os revólveres no mesmo local e esperou a viatura para fazer a entrega das armas. Todo o material foi encaminhado para à Delegacia de Furtos e Roubos, juntamente com a vítima.

GALERIA DE IMAGENS