Palestra de capacitação para prevenção e combate ao abuso sexual infantil - PEDOFILIA 05/08/2013 - 11:00

Aconteceu nesta última sexta-feira (02), no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, a palestra com o tema PEDOFILIA, ministrada pela Sub-Ten. Tânia Guerreiro, da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar.

A palestra levou aos participantes informações sobre os casos de pedofilia, bem como as formas de prevenção a este ato que traz tanto sofrimento e transtornos psicológicos para quem sofre deste abuso.

A Sub-Ten. Tania Guerreiro expôs sobre quem pode ser a vítima, geralmente as crianças menores de 14 anos, as quais são abusados por adultos, tanto homens quanto mulheres. Esses agressores são atraídos pelas características da criança que está em fase de transformação para a adolescência, fazem com que o agressor, de qualquer idade, sinta atração pela vítima.

Os agressores agem "sorrateiramente" criando “zonas de conforto”, subornando ou chantageando as crianças e pré-adolescentes para vitimar. Em algumas vezes esses agressores têm certa afinidade ou proximidade com a vítima e habitualmente sobrepujam suas vítimas, pois sentem prazer em dominar suas vítimas.

A Sub-Ten. destacou que não há tipificação da pedofilia como crime no Brasil, onde disse “há necessidade de um tratamento diferenciado na questão da pedofilia em nosso País...”.

Apontou anda que uma criança é violentada a cada 8 minutos, onde somente em Curitiba e Região Metropolitana são 4 crianças violentadas por dia. Dos casos analisados, 67% dos abusos acontecem por padrastos e 20% pelos pais das crianças.

Para que se note a agressão, devem-se atentar as vítimas, onde elas podem apresentar sinais físicos, comportamentos diferentes, oscilação freqüente, agressividade e melancolia, incontinência urinária e entre outros, "sintomas" que podem levar até mesmo a desenvolver um problema psiquiátrico.

Para evitar os casos de abuso, devemos ter alguns cuidados:
  • · Ganhar a confiança da criança, ter bom diálogo com seus filhos;
  • · Atentar-se ao comportamento e relacionamentos;
  • · Zelar pelos seus filhos;
  • · Cuidar das crianças na hora de utilizar banheiros públicos e ambientes coletivos;
  • · Ensiná-los a se proteger e fugir de situações perigosas;
  • · Não permitir fotografar com estranhos;
  • · Acompanhar até entrar no estabelecimento destinado;
  • · Procurar informações sobre os profissionais e prestadores de serviços que se aproximam das crianças;
  • · E acompanhar as redes sociais que seus filhos utilizam.
O evento contou com a participação de muitas entidades públicas, a qual viram as importâncias de ser tratado o tema pedofilia, que cresce a cada dia, e deve ser combatido com todas as forças.

Estiveram presentes:

CONSEGs:


Araucária;
Bacacheri;
Cajuru;
Capão Raso;
Centro;
Fazenda Rio Grande;
Fazendinha;
Hugo Lange;
Jardim Botânico;
Jardim das Américas;
Juvevê;
Pilarzinho;
Rebouças (CONSEG em reativação);
São Braz.


Entidades:

SEMSA Pinhais;
FAS Boqueirão;
FAS Boa Vista;
Faculdade Pequeno Príncipe;
Associação de moradores Saturno;
Regional PMC Portão;
Faculdade Cristã;.
Guarda Municipal;
Núcleo Regional de Educação do Novo Mundo;
Igreja Batista do Novo Mundo.

GALERIA DE IMAGENS