Paraná estreita relações com países vizinhos para o combate à criminalidade 17/07/2013 - 08:25

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, recebeu durante esta semana visita de cônsules da Argentina e do Paraguai, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato, visando a cooperação entre os países para construir uma relação institucional e intensificar o combate à criminalidade na região de fronteira.

Os cônsules vão reunir esforços para que as autoridades locais dos dois países participem da próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGIFron), que será realizada no município de Foz do Iguaçu, oeste do Estado.

Nesta terça-feira (16), o secretário da Segurança Pública reuniu-se com o cônsul-geral do Paraguai, Ricardo Brugada Luizaga, e com o cônsul Atílio Javier Recalde. Já na segunda-feira (15), Vasques recebeu Héctor Gustavo Vivacqua, cônsul da Argentina.

GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA – Criado em abril de 2011, o GGI integra forças de segurança federais, estaduais e municipais para o estabelecimento de estratégias e operações para o combate à criminalidade na região de fronteira.

Periodicamente, ocorrem reuniões para debater o assunto, com a participação de representantes de todas as unidades vinculadas à Secretaria da Segurança Pública, juntamente com Exército; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Receita Estadual, Receita Federal; Polícia Rodoviária Federal; Guarda Municipal e outras autoridades.

Nos últimos meses, ações de rotina e operações integradas entre as forças de segurança retiraram, da região de fronteira, aproximadamente 30 toneladas de maconha e 374 quilos de cocaína.

GALERIA DE IMAGENS