Paraná recebe reforço de 1.878 policiais militares 01/03/2013 - 17:09

O Paraná incorpora mais 1.878 soldados à estrutura da Polícia Militar, nesta semana, na maior contratação de policiais da história do Estado. Após um ano de treinamento, os novos soldados se formaram nesta sexta-feira (01) em diversas regiões do Estado. Em Curitiba, o governador Beto Richa e o secretário da Segurança Pública participaram da formatura de 931 homens e mulheres, que atuarão na segurança da população da capital, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Nesta tarde, governador e secretário da Segurança Pública participam da formatura de 149 novos soldados, em Londrina (106 da cidade e 43 de Rolândia).

Em maio será realizada a formatura de cerca de 470 novos bombeiros. “Essa contratação histórica é resultado do nosso trabalho para garantir a tão almejada tranquilidade aos paranaenses. Segurança é a prioridade da população, então é a nossa prioridade também. Não mediremos esforços para combater a criminalidade e o tráfico de armas e drogas no Paraná”, afirmou o governador.

As contratações fazem parte do programa Paraná Seguro, que inclui a construção de novos batalhões, implantação de módulos policiais e aquisição de viaturas, além de modernizar as ações de inteligência no combate ao crime. “Temos um conjunto de ações que estão revertendo os índices de criminalidade no Paraná. Quando assumimos, a situação da segurança pública estava caótica e inaceitável. Tínhamos o menor efetivo policial per capita do Brasil. Estamos mudando essa situação, com trabalho, diálogo e uma gestão de qualidade”, disse o governador.

REFORÇO – Com a incorporação dos novos profissionais de segurança, o governo irá reforçar o policiamento no interior e em áreas de maior incidência criminal. Será possível aumentar o efetivo nas Unidades Paraná Seguro (UPS) e implantar o Projeto 300, que prevê no mínimo cinco policiais militares para as 300 menores cidades paranaenses. “Durante anos, o combate à criminalidade não foi tratado com a seriedade que merece. Mas agora temos um governo compromissado em investir em segurança”, disse o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.

Os novos militares fizeram o curso de formação na Academia Policial Militar do Guatupê e em outros 36 núcleos de formação no Estado. O coronel Roberson Luiz Bondaruk, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, explica que essa formação é voltada para o policiamento comunitário. “Eles vão para as ruas conhecendo os princípios de polícia cidadã, que é comprometida com princípios éticos e que respeita os direitos da comunidade”, disse o coronel. Ele lembrou que durante anos havia decréscimo no efetivo policial do Estado. “Com essa contratação, esse quadro se reverte”, garante.

AVALIAÇÃO – Richa parabenizou os novos policias militares pela formatura e colocou a estrutura do Estado à disposição deles para garantir proteção aos cidadãos. Natural de União da Vitória, o soldado Jacson Czezeski, 25 anos, foi classificado como o melhor aluno do 13.º Batalhão da Polícia Militar de Curitiba. Entre as razões que o motivaram a ingressar na corporação está a tradição familiar e a vocação. “Desde criança, meu sonho era atuar como policial militar. Estou feliz em ter almejado essa conquista, que muito me orgulha”, disse. Ele comentou ainda a qualidade do ensino na academia. “Meu núcleo de ensino teve uma preparação de qualidade. Estou pronto para cumprir minha obrigação de proteger os cidadãos”, disse ele.

O evento de formatura contou com a presença do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, e da secretária da Família, Fernanda Richa, além de outros secretários de Estado, deputados, familiares e amigos dos novos policiais militares.

GALERIA DE IMAGENS