Parceria leva ações de cidadania para a UPS de Londrina 22/07/2013 - 09:05

O governador Beto Richa, o secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, a secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, e o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, assinaram nesta sexta-feira (19/07) o termo de cooperação técnica para a realização do Programa UPS – Cidadania, em Londrina, norte do Paraná.

A iniciativa vai incentivar ações integradas de desenvolvimento urbano, promoção social e resgate da cidadania nas áreas em que foram implantadas as Unidades Paraná Seguro. Na solenidade, realizada na prefeitura de Londrina, também foram entregues 16 viaturas policiais para Londrina.

O encontro teve a presença do coronel Cesar Vinicius Kogut, comandante do segundo comando regional da Polícia Militar, e de dirigentes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sesi/Senai, parceiros do programa.

Coordenada pela Secretaria da Justiça, a UPS – Cidadania realiza ações de promoção social e resgate da cidadania para apoiar o trabalho da Secretaria da Segurança nas áreas com Unidades Paraná Seguro implantadas. A primeira iniciativa será a realização de uma feira de serviços, programada para sábado e domingo da semana que vem (27 e 28), no Bairro União da Vitória, onde foi instalada a UPS de Londrina.

Richa afirmou que a UPS – Cidadania é uma iniciativa que irá ampliar a atenção aos moradores da Vila União da Vitória, que por muito tempo ficaram sem a presença do Estado, convivendo com criminosos. “Em parceria com a prefeitura, desenvolvemos ações com os jovens, de esporte, lazer, cultura, atividades de contraturno. Estamos revertendo esse quadro e garantindo um local mais digno e seguro para se viver”, disse o governador.

O prefeito Alexandre Kireeff explicou que as ações de cidadania complementarão os trabalhos de segurança feitos pela Unidade Paraná Seguro. "Teremos desde ações de regularização fundiária, até uma força-tarefa em assistência social, para colocação de pessoas no mercado de trabalho, buscar vagas para capacitação profissional. É um conjunto amplo de políticas públicas, que se associam às ações de policiamento", afirmou Kireeff.

O prefeito de Londrina afirmou ainda que o desenvolvimento da região da UPS só é possível com a integração entre município e Estado. “Não adianta investir em segurança se não investir em educação, saúde e emprego. É com esses objetivos que iremos atuar e levar cidadania plena à UPS União da Vitória”, afirmou.

A secretária Maria Tereza explicou que o trabalho de cidadania já foi implantado em três Unidades Paraná Seguro de Curitiba, com mais de seis mil pessoas atendidas. “O Estado está preocupado em atender a população dessas regiões carentes com políticas públicas concretas”, disse. Ela afirmou que as feiras de serviços serão constantes na UPS de Londrina.

POLICIAMENTO COMUNITÁRIO – Londrina foi a segunda cidade do interior do Paraná a receber uma Unidade Paraná Seguro. O trabalho nas unidades, planejadas para áreas que sofriam com altos índices de criminalidade, coloca em prática a filosofia de policiamento comunitário, pelo qual os moradores criam um vínculo de confiança com os policiais.

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, explicou que a UPS já reduziu mais de 35% os índices de homicídios na vila União da Vitória. “Com planejamento estratégico, estamos garantindo a presença policial e combatendo a criminalidade”, disse. Ele destacou ainda a proposta do governo estadual de implantar módulos móveis da polícia na região de Londrina.

Vasques afirmou que o policiamento comunitário agrega conceitos de cidadania. “É importante que, além de ações de segurança pública, o Estado entre nessas comunidades com ações de promoção social, pois isso reforça o sentimento de cidadania e faz com que a população não fique exposta à criminalidade”, afirmou o secretário.

VIATURAS - No mesmo encontro, o governador entregou 12 viaturas para Polícia Militar e quatro viaturas para a Polícia Civil de Londrina. Os novos veículos fazem parte do programa Paraná Seguro, de ampliação e renovação da frota das polícias, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Médico-Legal e Instituto de Criminalística. Ao todo, o Governo do Estado adquiriu e está entregando 1.220 veículos.

O governador Beto Richa afirmou que a renovação da frota de veículos da polícia é uma das frentes da política do Governo do Estado para ampliar a segurança dos paranaenses. O governo contratou mais policiais, criou Unidades Paraná Seguro (UPS), investe em inteligências e realiza diversas operações policiais sistemáticas para combater diferentes tipos de crimes.

“Os investimentos já resultam em redução da criminalidade no Estado”, afirmou Richa. Levantamento feito pela Secretaria da Segurança mostrou que no primeiro semestre de 2013, em comparação ao mesmo período de 2010, houve redução significativa no número de homicídios dolosos. “São números que confirmam a atenção que essa área tem recebido do Estado”, disse o governador.

GALERIA DE IMAGENS