Polícia Militar inicia atividades comemorativas ao aniversário de 158 anos 02/08/2012 - 14:05

Em comemoração ao aniversário de 158 anos, a Polícia Militar iniciou nesta quarta-feira (01/08), ás 8h, as atividades comemorativas com uma cerimônia de entrega da “Medalha de Sangue” alusiva a data, no Quartel do Comando Geral. O mês contará com diversos eventos em todo o estado, destinados à corporação e à comunidade, como bailes, desfiles, palestras e espetáculos, entre outros.

Para o comandante-geral coronel Roberson Luiz Bondaruk a trajetória da Polícia Militar foi construída não só pelos policiais, mas também pela participação da população. “São 158 anos de prestação de serviços à comunidade. Uma história de sucesso e de vitórias. Parabenizo não só os policiais militares e bombeiros militares que compõem o quadro da Polícia Militar, mas também os funcionários, colaboradores, e pessoas da comunidade que nos ajudam a construir um estado com mais segurança para todos”, afirma.

Durante todo o mês de agosto serão realizados eventos como missa de Ação de Graças, culto evangélico, Agosto Azul, o desfile militar, solenidade com a Velha Guarda, a tradicional corrida “Coronel Sarmento”, e o já conhecido espetáculo Banda Sinfônica da PM que fará duas apresentações no Teatro Guaíra, no centro de Curitiba. Os eventos serão informados com antecedência para que toda a comunidade possa participar e comemorar mais um ano da corporação.

“Neste momento não comemoramos somente o aniversário da corporação, mas todas as conquistas dos últimos meses, centenas de prisões, apreensões e atendimentos à comunidade em todo o estado”, destaca afirma Subcomandante-Geral da PM, coronel César Alberto Souza. “Comemoramos também os investimentos do atual governo do estado, principalmente na contratação de mais policiais”, completa.

HISTÓRIA - A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A função primordial da PMPR é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Paraná integrando o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

Seus integrantes são denominados Militares do Estado, assim como os membros do Corpo de Bombeiros. A história da polícia militar paranaense mostra uma honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional.

Nestes 158 anos de existência a Polícia Militar do Paraná sempre esteve participando de todos os momentos importantes da história do estado, que ajudaram a construir nossa identidade. Esse trabalho é fruto do empenho de milhares de homens e mulheres que de maneira honrada envergaram e envergam a farda policial e bombeiro militar, muitas vezes sacrificando as próprias vidas em defesa do cidadão paranaense.

Para o subcomandante-geral, é possível citar a criação das Unidades Paraná Seguro (UPS) como uma das evoluções que a polícia vem tendo ao lado de todo o estado. “Ao longo desses anos tivemos uma significante evolução, e viemos aos poucos construindo e consolidando o estado. E agora estamos ao lado da população consolidando o policiamento comunitário, sua filosofia e estratégia que acaba unindo todos, e juntos lutamos em prol de uma qualidade de vida e de uma segurança acessível” conclui.

MEDALHA DE SANGUE – A “Medalha de Sangue” celebra a conduta dos policiais militares através do exemplo de um dos integrantes, que de maneira anônima, honrou o juramento prestado ao ingressar na Polícia Militar e num momento específico de sua carreira agiu com coragem e destemor, sendo merecedor da “Medalha de Sangue”. Comenda que é conferida ao militar estadual que no cumprimento da missão é ferido gravemente.

Na solenidade o comandante-geral, coronel Roberson Luiz Bondaruk, e o subcomandante-geral, coronel César Alberto Souza, entregaram ao sargento Adir Antonio Blanc a “Medalha de Sangue”, que agracia policias militares que colocaram a vida em risco para garantir a segurança da população.

Em 27 de março de 2006, o então cabo Blanc, hoje sargento no 13º BPM, enquanto se deslocava para o serviço avistou um roubo em andamento e, após desembarcar do ônibus coletivo em que se encontrava, interviu prontamente, sendo alvo dos disparos de arma de fogo, sendo ferido, o que o afastou do serviço por um tempo.

“Sinto o orgulho e me considero merecedor desta medalha; fui ferido gravemente, fiquei afastado por dois anos devido aos ferimentos, e agora receber essa homenagem é muito gratificante, além de mostrar o quão é importante ser dedicado e ter amor ao nosso trabalho” conta o sargento Blanc que no evento estava acompanhado de sua esposa a soldado Aline de Jesus Resende.

Estiveram presentes na solenidade: Comandante-Geral – coronel Roberson Luiz Bondaruk; Subcomandante-Geral – coronel Cezar Alberto Souza; Comandantes de unidades BM – EPM; Chefe do Estado Maior - coronel José Vilma Becker; Corretor Geral da PMPR – coronel Cesar Vinicius Kogut; Diretor de Apoio Logístico – coronel Loemir Mattos de Souza; Diretor de Pessoal - coronel Roberto Rueda Strogenski; Comandante do 13°BPM – tenente-coronel Carlos Sussumu Ota; Demais oficiais e praças, Representantes do movimento Mãos sem fronteira.

GALERIA DE IMAGENS