Prefeitura de Fazenda Rio Grande construirá nova sede da PM na cidade 27/06/2012 - 13:22

O Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná Coronel Roberson Luiz Bondaruk se reuniu nesta sexta-feira (22) com o prefeito da Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Francisco Luis dos Santos, secretários e vereadores do município, comerciantes e policiais militares da cidade e região, na sede da prefeitura. O objetivo foi traçar planos para a construção da nova sede da Polícia Militar na cidade que deve ser feita pela prefeitura dentro de 90 dias.

Além deste assunto, foram discutidas questões relacionadas à segurança pública do município, e de toda a região metropolitana de Curitiba como a contratação de policiais e a aquisição de equipamentos. “O trabalho e as ações da Polícia Militar estão todas voltadas ao policiamento comunitário, no qual o policial deve ser, acima de tudo, um consultor de segurança, conversando com as pessoas, comerciantes e orientando-as”, explica o Coronel Roberson.

De acordo com ele, pesquisas feitas apontam que em casos de ocorrências policiais, ou seja, quando a pessoa passa por uma situação de crime, é um expectador que chama por socorro. “20% das chamadas ao 190, nestes casos, são feitas por passantes, isto é, alguém que não esta realmente envolvido na situação”, disse o Comandante Geral ao público presente.

O Comandante Geral disse ainda que a Região Metropolita da capital é prioridade para o atual governo no que diz respeito à segurança Pública. “Nosso secretário de segurança já determinou atenção especial para a região de Curitiba, e Fazenda Rio Grande merece; o compromisso é de uma tratativa diferenciada. Prometo, pessoalmente, participar de reuniões, assembleia e discussões com a comunidade para que a criminalidade diminua aqui”, garantiu o Coronel Roberson.

Para o prefeito Francisco Luis dos Santos, a prefeitura tem interesse na melhoria da segurança do município e, por isso, está doando o terreno. “É uma união de esforços e, de imediato, autorizo a licitação para a execução da obra”, disse. “Onde está o destacamento da PM será construída, pelo Governo do Estado, uma delegacia cidadã. Então, sentimos que precisamos a responsabilidade de contribuir para que a PM possa continuar seu trabalho”, disse.

Acompanharam o Comandante Geral e o prefeito, o Comandante do 6º Comando Regional da PM Coronel Antônio Alves Amaral, o Comandante do 17º Batalhão Tenente-Coronel Maurício Tortato, o Comandante do Destacamento da PM em Araucária Capitão Nelson Stochero, o Comandante do Destacamento da PM de Fazenda Rio Grande Tenente Luciano Savogin Rasera, além de outros policiais militares.

GALERIA DE IMAGENS