Representantes da Segurança Pública do Paraná participam de 10º Encontro Técnico do Enafron 19/05/2014 - 15:50

Representantes da Secretaria da Segurança Pública do Paraná participaram do 10º Encontro Técnico do Programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) e do 1º Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras do Acre, realizado no município de Epitaciolândia, no Acre. Os eventos ocorreram no início deste mês.

Participaram membros de secretarias de Estado de Segurança Pública de 11 estados brasileiros que fazem parte do Plano Estratégico de Fronteiras, criado nacionalmente para discutir políticas públicas com foco na prevenção de crimes.

Segundo a coordenadora estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, Michelle Lourenço Cabral, que também representou o coordenador estadual de Polícia Comunitária da PM, coronel Heraldo Régis da Silva, a participação da Pasta no evento é de extrema importância para elaborar iniciativas conjuntas de ações de polícia comunitária entre os estados da faixa de fronteira.

“A Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, em suas atividades diárias, trabalha a filosofia de polícia comunitária. Não seria diferente para os 139 municípios que compõem a faixa de fronteira do Paraná. Em 2011 tínhamos nove Consegs na região, hoje já existem articulados 32, entre eles Cascavel e Guaíra”, diz ela. Michelle ressalta que os Consegs participam do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) como membros natos. “Com a finalidade de mobilizar a sociedade, fomentando práticas democráticas e participativas com o foco na prevenção”, complementa.

O comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), major Erich Osternack, que também participou do evento, contou sobre as reuniões de troca de informações entre os estados participantes. “É importante para aprimorar o conhecimento de combate aos crimes na faixa de fronteira. É uma troca de experiência muito grande, embora existam diferenças entre as fronteiras do Sul, que têm grande número de habitantes, e do Norte, que são pouco habitadas”, explica.

Osternack também comentou que é de extrema importância o Paraná participar de encontros assim para que o governo federal acompanhe a execução dos projetos desenvolvidos. “Com o evento podemos conhecer as políticas de segurança adotadas pelo governo federal e assim tentar obter mais recursos para a área de fronteira”, afirma.

Na ocasião, o secretário-executivo do GGIFron, capitão Márcio Serbai Skovronski, foi homenageado pelos trabalhos desenvolvidos localmente. “As honras não são só minhas, mas sim de todas as forças que participaram de trabalhos na região. Foi um reconhecimento pelos trabalhos realizados na fronteira do Paraná, que vem se destacando com várias ações positivas como redução da criminalidade, grande apreensão de armas e drogas e êxito em ações em conjunto com o Paraguai e com a Argentina”, avalia ele.

Skovronski ainda reforça que o encontro ocorre a cada trimestre com as forças para estreitar o conhecimento em ações desencadeadas na área de fronteira. “Estudamos as boas práticas de outros estados para, assim, tentar adaptar para a nossa realidade”, comenta. Durante os dias do evento, os representantes também visitaram a Bolívia e o Peru, para dialogar sobre trabalhos em conjunto e analisar as ações colocada sem prática por outros países para a área de fronteira.

BOMBEIROS - O comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antonio Jahnke, afirmou que é o segundo encontro que a instituição participa. “Estamos nos reunindo para, junto com outros estados, elaborar estratégias de objetivos e necessidades da corporação”, comenta. De acordo com Jahnke, o Corpo de Bombeiros dos 11 estados que fazem parte da região de fronteira fizeram uma solicitação, a ser encaminhada para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), de equipamentos (como caminhões e embarcações) para um trabalho inicial na região.

FRONTEIRA - O Paraná possui 139 municípios na faixa de fronteira, com 447 quilômetros de extensão, além do Lago de Itaipu, que possui na margem brasileira 1,4 mil quilômetros, abrangendo 16 cidades.

GALERIA DE IMAGENS