Richa oficializa instalação da primeira UPS e anuncia serviços à comunidade 09/03/2012 - 13:44

O governador Beto Richa oficializou nesta quinta-feira (8) a instalação da primeira Unidade Paraná Seguro – UPS que a região do bairro Uberaba, em Curitiba. Na solenidade, ele também anunciou a construção de uma nova escola estadual, para 1.200 alunos, com investimento previsto de R$ 9 milhões.

O governador apresentou aos moradores da região os 60 policiais que vão atuar na UPS. Eles foram treinados para executar policiamento comunitário e serão comandados pela 1ª tenente Caroline Costa, com supervisão da tenente-coronel Karin Krasinski, comandante do 20º Batalhão da PM. As duas foram homenageadas com flores pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

“Na primeira etapa fizemos ações de inteligência, com planejamento, monitoramento da área e prisão de criminosos para a entrada efetiva da polícia. Agora, em parceria com a prefeitura, estamos trazendo serviços públicos, como escolas, creches, unidades de saúde e equipamentos de lazer para as pessoas, e o policiamento comunitário, com policiais treinados e capacitados”, disse Richa.

Richa reforçou que o propósito das Unidades do Paraná Seguro é oferecer, além de segurança, melhores condições de vida para a comunidade. “O objetivo é que possamos ter nesta área tudo o que é necessário para melhorar e garantir o convívio pacífico e ordeiro e afastar daqui os criminosos”, afirmou. O governador lembrou os avanços da cidade, quando foi prefeito, nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. “Realizamos 10 mil obras. Faltava o investimento na segurança, que agora começa a ser recuperado”.

De acordo com Richa, este processo já começou com a contratação de mais de 3.000 policiais, entre civis, militares e bombeiros, a recuperação das estruturas do Instituto Médico Legal, a parceria com o governo federal para ações na região de fronteira e para construção e ampliação do número de vagas em presídios.

AÇÕES - O governador garantiu que dará continuidade às ações do programa Paraná Seguro em todo o Estado, com a contratação de novos policiais, construção de delegacias e IMLs, aquisição de viaturas, instalação de módulos móveis e investimento em ações de inteligência. “Estamos recuperando o tempo perdido e de desmantelo da segurança pública”, afirmou. Curitiba terá as primeiras 10 UPS projetadas e que cada um dos 75 bairros da cidade receberá módulos policiais.

O secretário da segurança, Reinaldo de Almeida César Sobrinho, disse que a UPS não é apenas um projeto de policiamento, mas de melhoria da vida comunitária e de integração entre governo e sociedade, com a recuperação de um espaço urbano. “As UPSs fortalecerão o policiamento comunitário, estreitando as relações entre polícia e comunidade. A presença da polícia é apenas a garantia da implementação de programas e políticas públicas para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Almeida César disse que visitou a região no fim de semana, com a família, e o que constatou foi que a sensação de segurança está voltando. “Vi o que todos querem ver, que são pessoas felizes”, contou.

TRANSFORMAÇÕES - O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, lembrou que a região do Uberaba é uma das que mais tem passado por transformações promovidas pelo município nos últimos anos. Foi a primeira a receber o programa Comunidade Escola, que abre as escolas para a comunidade nos fins de semana para atividades educativas e de lazer.

“Aqui construímos creches, escolas, pavimentamos ruas, um Armazém da Família e estamos inaugurando novos equipamentos. Faltava a segurança pública para esta comunidade que agora recebe a primeira UPS”, disse Ducci o prefeito. “Tenho certeza que Curitiba tem muito a ganhar com a parceria que existe hoje com o Governo do Estado e que vamos trazer a tranqüilidade que essa comunidade buscava”, afirmou.

NOVOS EQUIPAMENTOS — No lançamento da UPS Uberaba, o prefeito de Curitiba entregou um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e um Liceu de Ofícios. Os equipamentos fortalecem as ações sociais da Prefeitura na região, onde moram 70 mil curitibanos.

O Cras e o Liceu vão ocupar um antigo barracão do Linhão de Emprego, que foi reformado e modernizado. No novo endereço (rua Augusto David de Moraes, 160) a Fundação de Ação Social vai oferecer cursos de capacitação e de aprendizagem, além de dar apoio assistencial e também suporte para as famílias.

A prefeitura de Curitiba também está promovendo uma Feira de Serviços para comunidades do Uberaba, nesta semana, com ações simultâneas da Cohab, Fundação de Ação Social e Fundação Cultural de Curitiba, secretarias municipais de Abastecimento, Antidrogas, Defesa Social, Educação, Esporte e Lazer, Finanças, Meio Ambiente, Saúde e Urbanismo, além dos serviços do Departamento de Trânsito - Detran.

ESCOLA ESTADUAL — A nova escola estadual anunciada pelo governador será construída em uma área de cinco mil metros quadrados na Vila Audi/União. O projeto arquitetônico será feito pelo instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - Ippuc. Serão 18 salas de aula, laboratórios, biblioteca e informática e capacidade de atender a 1.200 alunos.

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social vai atuar na UPS oferecendo programas de capacitação e fazendo cadastramento para programas de transferência de renda.

A Secretaria da Saúde investirá na implantação e melhoria de unidades nos locais em que as UPS serão instaladas. “Vamos investir R$ 10 milhões na construção de 10 grandes unidades de saúde em Curitiba”, anunciou o governador.

Ao fim do evento o governador recebeu uma carta de agradecimento de um grupo de policiais civis que foram aprovados em um concurso público em 2009. Dos 2.000 aprovados, já foram chamados 1.600. “É muito importante demonstrar a gratidão que temos pela iniciativa do governador de valorizar os policiais”, afirmou Carlos Merizio, que representou o grupo.

O evento teve a participação do comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, e do delegado geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto; secretários de estado e da prefeitura de Curitiba; dos deputados estaduais Alexandre Curi e Mauro Moraes; dos vereadores Beto Moraes, Emerson Prado, Felipe Braga Cortes, Jair Cezar, Tico Kuzma, Roberto Hinça, pastor Valdemir Soares, Serginho do Posto, além de lideranças comunitárias e representantes de associações de moradores.

GALERIA DE IMAGENS