Richa reforça segurança do Noroeste com criação de novo batalhão em Umuarama 03/02/2014 - 08:34

O governador Beto Richa assinou decreto nesta quarta-feira (29/01) criando o 25º Batalhão de Polícia Militar, que terá sede no município de Umuarama. A nova unidade atenderá 16 cidades da região Noroeste. Além disso, a medida cria a 5ª Companhia Independente, que ficará baseada em Cianorte, e mantém a cidade de Cruzeiro do Oeste como sede do 7º Batalhão da PM.

“É uma demonstração prática de que a segurança pública é prioridade do governo. A criação desse batalhão e da companhia independente reforça a segurança pública na região Noroeste, que nos últimos anos teve um grande crescimento populacional”, disse o governador. Richa afirmou que o Estado tem investido em segurança pública. “Conseguimos em todas as regiões reduzir os índices de criminalidade para que a população volte a ter tranquilidade”, disse.

Ele explicou que um estudo técnico da Secretaria de Segurança irá definir o número de policiais que cada unidade irá receber e comentou sobre a decisão de manter o Batalhão de Cruzeiro do Oeste, revogando uma medida anterior. “Decidimos manter esse batalhão por entendermos a complexidade da segurança nessa região, que é rota de drogas e armas vindos da fronteira”, afirmou Richa.

O novo batalhão de Umuarama atenderá as cidades de Maria Helena, Douradina, Ivaté, Icaraíma, Alto Paraíso, Esperança Nova, Xambrê, São Jorge do Patrocínio, Perola, Altônia, Cafezal do Sul, Perobal, Francisco Alves, Iporã, Alto Piquiri e Brasilândia do Sul. Já o 7º Batalhão de Cruzeiro do Oeste atenderá as cidades de Mariluz, Tuneiras do Oeste, Tapejara, Rondon, Guaporema, Cidade Gaúcha, Nova Olímpia, Tapira, Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste.

Com a nova distribuição das unidades da Polícia Milirar, o 11º. Batalhão, sediado em Campo Mourão, passa a atender os municípios de Araruna, Corumbataí do Sul, Farol, Iretama, Luiziania, Mamborê, Roncador, Engenheiro Beltrão, Barbosa Ferraz, Fênix, Peabiru, Quinta do Sol, Boa Esperança, Janiópolis, Altamira do Paraná, Campina da Lagoa, Juranda, Nova Cantu e Ubiratã.

CIANORTE - A criação de uma Companhia Independente era uma reivindicação antiga da população de Cianorte. Agora, a cidade terá uma unidade autônoma de policiamento ostensivo que atenderá ainda Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná, São Tomé e Terra Boa. “É uma cidade que é afetada diretamente pelo contrabando que vem da fronteira com o Paraguai. A criação dessa companhia era uma meta do Estado”, disse o governador.

GALERIA DE IMAGENS