Secretários de Segurança Pública pedem punições mais severas para crimes de explosões a caixas eletrônicos 07/06/2013 - 08:37

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques, participou durante esta semana de reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Belo Horizonte (MG). Nesta edição, o tema central do encontro do Consesp foi a repressão de roubos a bancos e dos crimes de explosões a caixas eletrônicos.

Além de discutir formas para um maior controle do uso e da circulação de explosivos no País, o colegiado vai pressionar o Congresso Nacional para a aprovação de projeto de lei que garanta punições mais drásticas a quem comete esse tipo de crime. Os representantes do Consesp vão definir qual dos projetos de lei, já apresentados em Brasília, é o que melhor atende as necessidades atuais para se combater essa prática.

As ocorrências de roubos e furtos a agências bancárias tiveram uma análise temática exposta por representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além de considerações do diretor de Gestão de Segurança do Banco do Brasil, Marcos Ricardo Lot, sobre o assunto.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, também participou das atividades desta edição da reunião do Consesp.

TRÁFICO - Os secretários de Segurança Pública também traçaram estratégias para atuar de forma integrada no combate à criminalidade, associada, principalmente, ao tráfico de drogas. Em todo o Paraná, por exemplo, foram registradas 1.726 ocorrências envolvendo tráfico de drogas, de janeiro a março deste ano. O número corresponde a um aumento de 21,81% nesse tipo de ocorrência, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública, com base no Boletim de Ocorrências Unificado (BOU), das polícias Civil e Militar.

GALERIA DE IMAGENS