Segurança Pública promove nova reunião do GGI em Foz do Iguaçu 20/05/2013 - 08:38

O secretário estadual da Segurança Pública, Cid Vasques, abriu os trabalhos da reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) em Foz do Iguaçu, oeste do Estado, nesta quinta-feira (16/05). Um dos destaques mencionados foi a redução da criminalidade na região de fronteira do Paraná.

A 12ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) de Foz do Iguaçu registrou queda de 43% no índice de homicídios dolosos (com intenção de matar), nos três primeiros meses deste ano (36 mortes), na comparação com o mesmo período do ano passado (63 registros).

Na região de Cascavel, a redução foi de 11,5% (passando de 52 homicídios para 46) e, em Toledo, a diminuição passou dos 30% (de 36 homicídios para 25). As informações constam no Relatório Estatístico Criminal – Crimes Relativos à Morte, elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública.

Vasques também fez o comparativo com o ano de 2010. “De janeiro a abril deste ano, tivemos 922 homicídios em todo o Paraná. Em 2010, esse número foi de 1.269, o que demonstra uma redução total, no Estado, de mais de 27% nesses crimes”, apresentou.

AVALIAÇÃO - “A reunião foi bastante produtiva, com participação intensa dos integrantes convidados. Dessa forma, pudemos perceber o grande interesse de todas as partes no combate à criminalidade da região”, apontou o secretário da Segurança Pública. “Debatemos investimentos e começamos a ter condições para planejar novas operações”, complementou ele.

INVESTIMENTOS – O comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), major Erich Wagner Osternack, utilizou parte do encontro para fazer a apresentação dos investimentos e novos projetos planejados para a área de fronteira, pela Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

“Já recebemos equipamentos, como capacetes, escudos, bastões, coletes e munições. Nos próximos meses receberemos mais viaturas e embarcações, para auxiliar no patrulhamento da região”, informou Osternack.

O representante da Polícia Civil no evento, delegado responsável pela Divisão Policial do Interior (DPI), Júlio Reis, avalia que a integração de todas as forças contribui de forma significativa para o planejamento de ações para reduzir a criminalidade. “Toda essa discussão em torno de projetos é salutar com a experiência de cada um em sua área para que os projetos integrados tenham maior eficiência quando aplicados”, disse ele.

A reunião do GGI em Foz do Iguaçu contou ainda com a participação do secretário-executivo do GGI estadual, major Luiz Marcelo Maziero; do chefe da Cape, delegado Elcio Fuscolim; do delegado da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Ricardo Cubas Cezar; do prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; além de representantes da Itaipu Binacional, do Ministério Público Estadual, da Receita Estadual, da Receita Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal.

O GGI - Criado em abril de 2011, o GGIFron integra forças de segurança federais, estaduais e municipais para o estabelecimento de estratégias e operações para o combate à criminalidade, tendo em vista as especificidades da região de fronteira.

O Paraná possui 139 municípios na faixa de fronteira, com 447 quilômetros de extensão, além do lago de Itaipu, que possui na margem brasileira 1,4 mil quilômetros, abrangendo 16 cidades.


GALERIA DE IMAGENS