UPS Ludovica/Tatuquara promove ações de cidadania para moradores da região 13/05/2013 - 09:43

A Unidade Paraná Seguro (UPS) Ludovica, do bairro Tatuquara, em Curitiba, recebeu durante todo o dia de sábado (11) a ação “Desenvolvimento e Cidadania – Sociedade em Movimento para a Cultura da Paz”, em que diversos serviços foram oferecidos aos moradores da região. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Maria Ienkot Zeglin.

A feira contou com atividades promovidas pelo Governo do Estado e também pelo município, como emissão de RG, CPF e carteira de trabalho; oferta de vagas de empregos e estágios; orientação sobre defesa de direitos do cidadão; orientação jurídica; orientação educacional para o trânsito e atendimento à mulher vítima de violência. As crianças participaram de teatro de fantoches, conto de lendas, sessões de cinema e brincadeiras diversas.

Na coordenação das atividades oferecidas em UPS, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, lembra que o envolvimento da comunidade com esses serviços públicos também é extremamente importante para a redução da violência, além das ações policiais. “Este evento simboliza a materialização de um termo de cooperação”, afirma.

O serviço mais requisitado na feira foi a emissão de carteiras de identidade, confeccionadas pelo Instituto de Identificação do Paraná. De acordo com Manoel Soares da Costa, coordenador de eventos do órgão, 300 documentos puderam ser feitos. “A identidade torna a pessoa que até então não possuía o documento um cidadão de fato. Fizemos o possível para atender a todos que aqui estiveram requisitando o documento”, declara.

Para o tenente-coronel Heraldo Régis da Silva, coordenador estadual de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM, os serviços oferecidos contribuem para a melhora da qualidade de vida local. “Além da participação de órgãos do município e do Estado presentes, contamos com a participação do Exército Brasileiro para agregar os trabalhos. Em locais onde você destina serviços básicos para melhoria da qualidade de vida, você está resolvendo vários problemas que aquela comunidade possui, fazendo com que estas dificuldades não se tornem uma ocorrência via 190”, comenta.

Silva destaca que as Unidades Paraná Seguro possuem uma característica de polícia de proximidade. Os policiais passam a conhecer os moradores, suas dificuldades e particularidades. O resultado é a credibilidade que a comunidade passa a ter na polícia. “Esta proximidade é importante para sabermos em que pontos devemos atuar para baixar os índices de criminalidade”, afirma.

A opinião é compartilhada pela coordenadora estadual dos Conselhos de Segurança do Paraná, Michelle Lourenço Cabral. “A integração que existe da polícia com a comunidade e do município com o Estado é uma iniciativa que busca resgatar a cidadania nas comunidades em áreas que possuem UPS”, diz.

Além da emissão de carteiras de identidade, a Polícia Civil prestou à população orientações sobre crimes contra o meio ambiente e contra a saúde. A Polícia Militar forneceu, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vacinas para animais e informações sobre questões ambientais, além da presença de policiais militares da cavalaria e rodoviários.

GALERIA DE IMAGENS