Unidade Paraná Seguro comemora Dia das Crianças 15/10/2012 - 17:10

A Coordenação Estadual dos Conselhos de Segurança (Conseg) do Paraná e o comando-geral da Polícia Militar do Paraná promoveram, nesta sexta-feira (12/10), uma ação para comemorar o Dia das Crianças, na Unidade Paraná Seguro (UPS) do bairro Parolin, em Curitiba. Aproximadamente duas mil pessoas tiveram acesso a diversas atividades, como teatros e cortes de cabelos, além da doação de brinquedos e orientações sobre combate à violência infantil.

As crianças puderam se divertir com cama elástica, piscina de bolinhas, além de jogos lúdicos e educativos como dominó, xadrez e jogo da velha. A estudante Manoela Felinto, de 10 anos, disse que gosta de jogar dama. “Aprendi a jogar na escola e agora posso ensinar meus amigos”, conta. Houve também apresentações de teatro com o grupo Tripé Trip Trupe de Muitas Possibilidades, mágica e bandas.

Corte de cabelo e confecção de tranças foram os serviços mais procurados pela comunidade. Havia também um grupo de mulheres orientando as crianças a escovar os dentes corretamente e usar o fio dental. Os garis da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram o trabalho de limpeza das ruas do bairro e espalharam diversas lixeiras.

Os brinquedos doados às crianças foram recolhidos por funcionários da Secretaria de Estado da Segurança Pública em parceria com instituições privadas. Todas as UPS de Curitiba receberão atividades durante este fim de semana.

De acordo com subcomandante-geral da Polícia Militar e coordenador do projeto UPS, coronel Cesar Alberto Souza, a interação da polícia com a comunidade é fundamental para que os policiais possam fazer o trabalho de proteção das famílias, estabelecendo uma relação de confiança. Desta forma, a população vai poder informar suas necessidades, proporcionando policiamento ostensivo, prisão de suspeitos e proteção do patrimônio.

Segundo a coordenadora estadual dos Consegs, Michelle Lourenço Cabral, o trabalho de integração da polícia com a comunidade está apenas começando. “Estas ações serão mais frequentes para aproximarmos a população da polícia. O projeto das Unidades Paraná Seguro não é um projeto de polícia, é um projeto de articulação da população com o poder público”, afirma.

Aproximadamente 30 alunos soldados policiais militares do 12.º Batalhão auxiliaram as crianças nas brincadeiras. O Comando de Operações Especiais (COE) expôs seus armamentos e objetos de trabalho, como as roupas especiais antibombas. A Polícia Civil também compareceu levando para as pessoas um pouco do conhecimento sobre o trabalho da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, do Núcleo de Crimes contra a Criança e Adolescente (Nucria) e do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).

GALERIA DE IMAGENS