Unidade mais antiga da PM comemora aniversário de 134 anos 01/07/2013 - 09:23

O Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio (RPMon) – unidade mais antiga da Polícia Militar do Paraná – realizou uma solenidade na sede da unidade, no bairro Tarumã, em Curitiba, para comemorar 134 anos de existência, na manhã desta sexta-feira.

Houve desfile dos conjuntos hipomóveis (policial militar e cavalo), demonstrando as aptidões específicas da tropa do RPMon e sua marca na história do Estado. Durante a festa, diversas pessoas foram homenageadas com a medalha comemorativa “Heróis da Cavalaria”, instituída com o objetivo de reconhecer os bons serviços prestados à história da unidade.

“O RPMon tem um importantíssimo papel porque desde os primórdios, ainda na instalação da então província do Paraná, já estava presente em todas as ações”, lembrou o subcomandante-geral da PM, coronel José Vilmar Becker. “Hoje, continua sendo uma das mais importantes unidades das polícias militares do Brasil,” completou ele.

O comandante do RPMon, tenente-coronel Lourival da Cunha Sobrinho, disse que o surgimento da Cavalaria paranaense “se confunde e se funde com a criação da própria Polícia Militar, já que a corporação começou seus primeiros passos com a cavalaria.” Ele ressaltou que a unidade continua muito presente. “Agimos diariamente em operações, como as manifestações recentes”, exemplifica.

De acordo com o comandante do RPMon, o trabalho da tropa é um importante fator para a manutenção da unidade. “Procuramos sempre aumentar a segurança nos unindo aos batalhões de área, dando apoio com os nossos esquadrões de Cavalaria. Estamos intensificando o trabalho nos clássicos de futebol do Paraná e apoiando ações policiais em todo o Paraná, em prol da população”, disse.
Estiveram presentes na solenidade o comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Milton Isac Fadel Junior; o comandante do 6º Comando Regional da PM, coronel Péricles de Matos; comandantes das unidades da PM da capital e do interior, ex-comandantes do RPMon, oficiais e praças da corporação, convidados e comunidade. O deputado estadual Cleiton Kielse também marcou presença.

HOMENAGENS - Foram homenageados e receberam medalhas de “Heróis da Cavalaria 2013” o coronel Pericles de Matos (6º CRPM); coronel Milton Isack Fadel Junior (1º CRPM); tenente-coronel Antonio Carlos do Carmo (assessor militar na Secretaria da Segurança Pública), coronel Rui Rota da Purificação (comandante do Bope); tenente-coronel Daniel Jacinto Berno (3ª Seção); tenente-coronel Lauro Ota (2ª Seção); major Adonis Nabor Furushi (5ª Seção); major Sergio Almir Teixeira (P/3 do 5º CRPM); capitão Durval Tavares Junior (2ª Seção do Estado Maior); capitão R.R. Jorge Cesar de Assis (Reserva Remunerada) e Claudiane Crisostomo Pasquali (Diretoria Esportiva Paraequestre).

HISTÓRICO – O RPMon participou de diversos momentos históricos, políticos e sociais do Brasil, entre os quais estão a Revolução Federalista e a Campanha do Contestado. Atualmente, as atividades desenvolvidas pelo RPMon são de cunho ostensivo.
“Hoje, voltado especificamente para a segurança pública no apoio aos grandes eventos, o RPMon tem mostrado o seu importante papel, porque a comunidade vê que a Polícia Militar está presente”, enfatiza o comandante da unidade.
As botas e esporas, que são características dos policiais da cavalaria, distinguem seus integrantes trazendo consigo a responsabilidade de preservar o legado das unidades montadas de todo o mundo. Hoje a filosofia do RPMon está atrelada à polícia comunitária e a garantia dos direitos humanos.

GALERIA DE IMAGENS