UPS Cidadania - Vila Sabará e Caiuá 05/08/2013 - 16:10

A feira de Serviços da Unidade Paraná Seguro da Vila Sabará e Caiuá, levou neste último sábado (02) no Colégio Estadual Eurides Brandão, localizado na Rua Jair Coelho nº 260, na Cidade Industrial, ações de cidadania para a população local, com a finalidade de desencadear ações integradas de desenvolvimento urbano, promoção social e resgate da cidadania em áreas em que foram implantadas as Unidades Paraná Seguro, em apoio ao trabalho da Secretaria da Segurança Pública, como:

• Emissão de documentos pessoais (RG, CPF)

• Divulgação de vagas para estágios

• Orientações jurídicas, defesa de direitos, defesa do consumidor,
atendimento à mulher e materiais informativos

• Vacinação antirrábica gratuita e orientação proteção animal

• Educação ambiental e educação para a sustentabilidade

• Cadastro de tarifa social de luz e água e informações sobre saneamento básico

• Ambiente de inclusão digital

• Atividades de lazer, recreação e jogos

• Árvore da Atitude conduzida pelo Arranjo Procutivo Local

• Apresentação da Banda de Música da Polícia Militar,
Regimento de Cavalaria, Batalhão Ambiental,
Batalhão da Polícia Rodoviária, 23º Batalhão

• Atividades de voluntariado, atividades lúdicas de prevenção,
orientação e informações.

No final do evento o Moto Clube Bola de Neve se apresentou, realizando várias manobras e façanhas com as motos.

Na Cidade Industrial existem cinco UPS's instaladas pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná entre julho e setembro de 2012. Elas estão localizadas na Vila Sabará, Caiuá, Vila Nossa Senhora da Luz, Vila Verde e Vila Sandra.

As ações da UPS-Cidadania são desenvolvidas em apoio ao trabalho da Secretaria da Segurança Pública, responsável pelas UPSs, visando oportunizar acesso à saúde, educação, emissão de documentos entre outros benefícios sociais aos moradores de todas as regiões onde existem essas unidades. As atividades acontecem de forma integrada entre o Governo do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba, entidades empresariais e sociedade civil organizada.

“Essa integração entre órgãos públicos e privados e entidades ligadas à indústria e ao comércio tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das comunidades, para que passem a participar de um ciclo permanente de desenvolvimento com base na cidadania”, disse a Secretária da Justiça.

Essa é a quarta Feira em Curitiba – as anteriores foram no Uberaba, Tatuquara e Vila Osternack/Sítio Cercado. No interior do Estado, a primeira Feira de Serviços da UPS Cidadania foi realizada em Londrina dias 27 e 28.07. Outras também serão promovidas nas demais UPSs implantadas em Curitiba e em todo o Paraná, com agenda continuada de serviços públicos, cursos e atividades educacionais.